C&A encerra operações em Botucatu

Empresa alega que fechamento da loja no Shopping Botucatu ocorre devido a "avaliação de performance"

por Flávio Fogueral

Uma das principais lojas-âncoras do Shopping Botucatu, a rede C&A confirmou o encerramento de suas operações no município. O fechamento da loja ocorreu na manhã desta segunda-feira, 16 de novembro. Com isso, 18 funcionários efetivos foram dispensados pela empresa.

Rumores do encerramento das atividades ocorriam desde a última semana, sendo que o principal motivo seria que o desempenho de vendas da loja não fazia as operações serem compensatórias. A confirmação do encerramento da C&A em Botucatu veio na tarde desta segunda-feira, sendo que a empresa, por meio de nota oficial, esclareceu que o fechamento ocorre devido "a avaliação de performance das unidades em relação ao esperado". Em contraponto, a rede complementa a nota dizendo que "no ano, a empresa já abriu 17 novas lojas, reafirmando sua busca por estar cada vez mais próxima dos clientes, em pontos de comércio estratégicos". Loja C&A Shopping Botucatu

Quanto aos funcionários da empresa, a empresa esclarece que está "avaliando a transferência dos funcionários dessa loja para unidades próximas", conforme especificado na nota. Na região, as cidades de Bauru (com duas lojas), Piracicaba, Marília, São Carlos e Araraquara contam com unidades da rede.

A empresa já tentou iniciar as operações em Botucatu ainda no início dos anos 1990, na Rua Amando de Barros, área onde está instalado o Torra-Torra.

Shopping Botucatu não comenta o fechamento

Procurada pela reportagem do Notícias.Botucatu, a assessoria de imprensa do Shopping Botucatu ressaltou que a empresa não comenta sobre decisões operacionais de seus parceiros. "Por questões contratuais, o Shopping Botucatu não pode se pronunciar pelas operações", reforça o comunicado do empreendimento.

A C&A era uma das principais lojas de rede que são âncoras do shopping, ou seja, um dos principais atrativos comerciais do empreendimento, que foi inaugurado em 29 de maio de 2014 e teve investimento de R$ 100 milhões numa área construída de 26 mil m². O Shopping Botucatu conta com mais de 100 espaços comerciais, e tinha a expectativa de se criar 3.000 postos de trabalho direto e indireto. Outras lojas, como Renner e Riachuelo, operam no local.

Entidades representativas do Comércio e Comerciários lamentam decisão

A decisão da C&A em encerrar as atividades em Botucatu gerou repercussão entre as entidades represenativas tanto do comércio quanto dos comerciários. O presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio Varejista de Botucatu (Sincomerciários), Carlos Negrisolim disse que a entidade lamenta o fato e reforçou a expectativa de que os comerciários dispensados sejam reabsorvidos pelo comércio local e por outros empreendimentos que estão em fase de implantação no município. 

"Toda empresa que sai do município é uma grande perda e isso nos entristece pela situação que os funcionários e suas famílias passarão. Acredito, no entanto, que o mercado irá absorver as pessoas que possivelmente perderão seus empregos", reforça.

Confira a nota oficial da C&A na íntegra 

“A C&A confirma que está em processo de encerramento de atividades de sua unidade localizada na cidade de Botucatu/SP. A empresa está avaliando a transferência dos funcionários dessa loja para unidades próximas.

A C&A esclarece que esse processo faz parte da avaliação de performance das unidades em relação ao esperado. No ano, a empresa já abriu 17 novas lojas, reafirmando sua busca por estar cada vez mais próxima dos clientes, em pontos de comércio estratégicos.

A C&A no Estado de SP

Presente em São Paulo desde 1976, a C&A reforçou suas atividades no Estado com a abertura este ano de quatro novas lojas. Atualmente, os clientes da rede podem contar com uma das 70 lojas presentes na capital, Grande São Paulo, litoral e interior do Estado, além do e-commerce (www.cea.com.br)”.