Botucatu recebe espetáculo moçambicano “A virada do jogo”, no Teatro Municipal, dia 12 de agosto

Apresentação faz parte do Circuito de Teatro em Português que acontece em São Paulo

por Sérgio Viana

No dia 12 de agosto, sexta-feira, Botucatu recebe o Circuito de Teatro em Português com a apresentação do grupo Lareira Artes, de Maputo, capital de Moçambique na África, com o espetáculo “A virada do jogo”. A apresentação única acontece às 20h30, no Teatro Municipal ‘Camillo Fernandes Dinucci’, com distribuição gratuita de ingressos a partir de uma hora antes.

O Circuito é realizado pelo grupo de teatro paulista Dragão 7, que já realiza há 28 anos diversos estudos, montagens cênicas e workshops, por meio de projetos nacionais e internacionais. Criado em 2003, o Circuito de Teatro em Português celebra sua décima edição trazendo ao Estado de São Paulo – capita, litoral e interior – espetáculos brasileiros e de mais 7 nações lusófonas, onde se fala português: Angola, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Portugal, Cabo Verde, Timor Leste e Guiné Bissau.

“A virada do jogo”, que será apresentado em Botucatu, é de autoria de Diaz Santana, que interpreta a doméstica Carijó ao lado de Zaina Rajá, sob direção de Elliot Alex.

a virada do jogoSinopse- Quando Carijó, empregada doméstica da deputada Quilopita, sente-se agastada devido ao atropelo dos direitos da mulher pela sua patroa, sociedade e pelo mundo machista, esta desperta a outra conformada doméstica, Eliza, para ambas juntarem-se a outras mulheres desfavorecidas e fundarem um partido que defenda os seus interesses para desmascarar o atual sistema corrupto e egoísta, e desta forma virarem este jogo machista contra elas.

Mas quando a conformada Eliza defende a integração dos homens neste partido, as ideias masculinas e femininas colidem e atrapalham o plano da Carijó. Na verdade, A Virada do Jogo é um grito das mulheres desfavorecidas em relação ao seu destino em pleno século XXI.

Agenda

Circuito de Teatro em Português

Espetáculo A virada do jogo – Grupo Lareira Artes (Maputo, Moçambique)

Sexta-feira, 12 de agosto, às 20h30

Local: Teatro Municipal ‘Camillo Fernandes Dinucci’ – Largo do Paratodos, centro

Entrada gratuita

Deixe uma resposta