Reforma do Ensino Médio e educação pública serão temas de debate em Botucatu, nesta quinta (30)

Palestra com o deputado estadual Carlos Gianazzi ocorre na sede do Instituto Giramundo, na Rua Dr. Cardoso de Almeida

por Flávio Fogueral

Sancionada este mês pelo presidente Michel Temer (PMDB), a Reforma do Ensino Médio deve trazer mudanças significativas, principalmente no ensino público brasileiro. Um dos pontos de destaque é a flexibilização do conteúdo a ser transmitido, muda o peso das disciplinas tradicionais e muda o aspecto do ensino técnico.

Outras modificações referem-se a carga horária, além da instituição da modalidade “notório saber”, onde pessoas com conhecimento na área possam dar aulas no ensino técnico e profissional. As mudanças ainda não têm um prazo fixo para serem incorporadas no sistema, mas o governo pretende antecipar para 2018.

As propostas e tramitação da Reforma do Ensino Médio trouxeram críticas de setores ligados à educação, além de fomentar discussões públicas. Para debater as mudanças propostas pelo governo federal, além de sintetizar pontos polêmicos, o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) de Botucatu promove, em parceria com o Instituto Giramundo, palestra e debate “As Reformas e os Ataques à Educação Pública”. Aberto ao público em geral, o evento terá a presença do deputado estadual Carlos Gianazzi.

O parlamentar é professor universitário, diretor de escola pública e mestre em Educação e doutor em História pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é membro titular da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

A palestra ocorre nesta quinta-feira, 30, a partir das 19h30, na sede do Instituto Giramundo, na Rua Dr. Cardoso de Almeida, 1207. Na oportunidade, o parlamentar discutirá os rumos da implantação da Reforma do Ensino Médio, além de contextualizar com os investimentos públicos em educação, seja nas esferas federal, estadual e municipal. “Vamos fazer um debate sobre as reformas que estão em curso e seus impactos nas universidades e na educação básica”, frisou Gianazzi.

Segundo Daniel de Carvalho, membro da Executiva do PSOL local, o debate é essencial para tratar de questões que já afetam o cotidiano dos brasileiros, em todos os níveis da sociedade e das esferas de serviços públicos. “Os trabalhadores e jovens de todo Brasil estão sofrendo ataques constantes do atual Governo Federal (PSDB-PMDB) com sua agenda de cortes e arrocho e a educação também terá uma barreira que, ao que se propõe, se fará intransponível e o Estado de São Paulo e os municípios do Centro-Oesta Paulista também serão gravemente atingidos por essa proposta de diminuir o acesso da população aos direitos garantidos”, salientou.

Serviço

Palestra e debate: AS REFORMAS E OS ATAQUES À EDUCAÇÃO PÚBLICA

Palestrante: Deputado Estadual Carlos Giannazi – PSOL/SP

Quando: Dia 30 de marçao, quinta-feira, às 19h30.

Onde: Rua Cardoso de Almeida, 1207, Centro, Botucatu/SP. (Giramundo Mutuando – no recém lançado espaço Co-labore)

Deixe uma resposta