Nova rotatória começa a tomar forma na Av. Pedretti Netto

O prazo firmado em contrato para conclusão é de 120 dias

da Prefeitura de Botucatu

Quem acessa Botucatu pela Rodovia João Hypolito Martins (Castelinho) já consegue visualizar como ficará a nova rotatória que está sendo construída na confluência da avenida José Pedretti Netto com a Rua Emílio Cani, nas proximidades do Recinto JVC Eventos. A obra, projetada pela Prefeitura Municipal e viabilizada com recursos federais, permitirá melhor distribuição do fluxo de veículos em uma região que tem recebido grandes investimentos.

A empresa Ricardo Tortorella, vencedora do processo licitatório, é a responsável pela execução dos serviços. O prazo firmado em contrato para conclusão é de 120 dias. Os recursos financeiros através de emendas parlamentares, que somam pouco mais de R$ 735 mil. Outros R$ 60 mil saíram dos cofres da Prefeitura.

Rotatoria_PedrettiNetto (1)

Além de oferecer mais segurança e conforto aos motoristas e pedestres que circulam pela região, a obra disciplinará o trânsito e o acesso para bairros em expansão como a Vila Assumpção, Cecap e Vila São Benedito. O projeto também prestará homenagem a um dos maiores nomes da arquitetura brasileira: o arquiteto urbanista botucatuense Oswaldo Bratke. O chamado “Memorial Oswaldo Bratke”, que será erguido no local, leva a assinatura de Carlos Bratke (filho de Oswaldo) e incluiu a construção de um pórtico com estrutura metálica em aço, além de chafariz e espelho d´água.

O projeto contempla o alargamento em quatro metros da Rua Emílio Cani, que passará a ter 12 metros de largura, modernizando o acesso a equipamentos importantes como a Incubadora de Empresas, a UNITE (Universidade do Trabalhador e do Empreendedor), ao futuro Hospital da Unimed e ao Supermercado Confiança, que se encontra em fase final de construção. A nova rotatória também contribuirá para o acesso mais rápido e seguro ao Pronto Socorro Municipal, na Rua Joaquim Lyra Brandão.

Segundo Marcelo Fregona, engenheiro civil responsável pela obra, os serviços podem ser divididos em três etapas: alargamento e nova pavimentação da Rua Emíllio Cani, construção da rotatória na Avenida Pedretti Netto e construção do pórtico. No quarteirão entre a JVC e o novo Hospital Unimed, o alargamento da rua e a recomposição asfáltica foram praticamente concluídos.

“Nas duas primeiras etapas temos cerca de 40% dos serviços executados. Nosso próximo passo é seguir para a Rua Emílio Cani, no quarteirão do Supermercado Confiança, onde será necessário rebaixar o grade da rua em sessenta centímetros. Isso deve começar nos próximos dias. Na sequência teremos que implantar 850 metros de galerias. Esse serviço deve se estender por cerca de sessenta dias”, informa.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura, na etapa final da obra, em determinados momentos serão necessárias interdições parciais na Avenida Pedretti Neto. O planejamento está sendo feito de modo a causar o menor transtorno possível aos motoristas que circulam pelo local. A sinalização será reforçada no local. A orientação é que enquanto durarem as obras, pedestres redobrem a atenção e motoristas reduzam a velocidade no trecho a fim de evitar acidentes.

Rotatoria_PedrettiNetto (4)

Deixe uma resposta