Festival de Inverno

Comitiva de Itapeva visita Parque Tecnológico Botucatu para troca de experiências sobre inovação e geração de novos negócios

O objetivo do encontro foi apresentar a importância de se construir um ambiente diferenciado

da Assessoria

Na última quarta-feira, 14 de junho, o Parque Tecnológico Botucatu recebeu a visita da secretária de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Agricultura de Itapeva, Marimar Guidorzi de Paula, que estava acompanhada do Chefe de Gabinete, Luã Oliveria Barbosa; do diretor de Assistência a Indústria e ao Comércio, Samuel Vasconcelos e da engenheira agrônoma Fabiany Guilherme. A comitiva foi recepcionada pelo diretor executivo do Parque Tecnológico, Carlos Alberto Costa e pelo assistente técnico de inovação, Leonardo Curi Martin.

O objetivo do encontro foi apresentar à equipe da secretaria de Desenvolvimento Econômico argumentos que comprovam a importância de se construir um ambiente diferenciado, promotor da inovação, por meio da interação entre as bases do conhecimento (universidades, centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento) e a base produtiva (empresas). “Considero extremamente relevante essa troca de experiências entre o Parque e a nossa comitiva, na intenção de se estabelecer um sistema com foco e apoio na geração de novos negócios em nossa cidade”, destacou Marimar.

A secretária ainda afirmou que a cidade de Itapeva tem uma economia muito pouco desenvolvida quando se trata do retorno financeiro do que é produzido na cidade. “Vivemos basicamente da agricultura, mas pouco desse rendimento retorna para Itapeva. Por esse motivo, temos alguns projetos e propostas para que possamos também criar um ambiente propicio ao empreendedorismo, que possa gerar emprego e renda”, complementa.

Após a apresentação, Costa respondeu algumas perguntas dos visitantes, mostrou a estrutura do Parque Tecnológico e explicou sobre o funcionamento das empresas residentes no local.

A equipe de Itapeva também teve a oportunidade de conhecer uma das incubadoras que será integrada ao Parque Tecnológico a partir do dia 1º de julho: a Incubadora Botucatu. “A intenção da Associação Parque Tecnológico é assumir a gestão das duas incubadoras residentes na cidade dentro de poucos dias”, avaliou Costa.  A outra incubadora a ser integrada à Associação será a Prospecta, localizada atualmente na Fazenda Lageado.

Ao visitar alguns empreendimentos dentro da incubadora, Marimar ressaltou a importância desse ambiente de negócios. “Esse apoio as micro e pequenas empresas em seu estágio inicial de implantação é essencial. Em Itapeva, ainda não possuímos uma incubadora. Para a equipe de Itapeva, a visita na incubadora foi fundamental, já que uma das metas estabelecidas, para esta gestão, será a criação de um empreendimento deste porte”, concluiu a secretária.

Deixe uma resposta

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios estão marcados *

*