Após três meses, 21% do eleitorado faz a biometria obrigatória em Botucatu, Catanduva e Várzea Paulista

A biometria visa aumentar a segurança das eleições, pois elimina qualquer possibilidade de fraude na identificação

do TRE-SP

Das 79 cidades paulistas que deram início à biometria obrigatória em 13 de março de 2017, Botucatu, Catanduva e Várzea Paulista são as três maiores, com um eleitorado sujeito ao procedimento obrigatório de 227.116 (exclui-se desse dado quem fez a biometria antes da obrigatoriedade). Desse total, 48.123, ou seja, 21% passaram pela biometria nestes três meses. Quem não fizer o cadastramento terá o título cancelado. Os eleitores que já passaram pela coleta das digitais antes do início da obrigatoriedade não estão sujeitos ao procedimento novamente.

A biometria visa aumentar a segurança das eleições, pois elimina qualquer possibilidade de fraude na identificação do eleitor ao permitir que ele seja reconhecido por suas digitais na hora do voto. O procedimento consiste na coleta das digitais, com fotografia e assinatura digitalizada, e na atualização dos dados cadastrais com confirmação do local de residência.

Itatinga

Os eleitores de Itatinga terão a oportunidade de fazer o cadastramento biométrico obrigatório no dia da eleição suplementar para os cargos de prefeito e vice, marcada para 2 de julho. A 26ª Zona Eleitoral de Botucatu, à qual pertence o município, disponibilizará 30 kits em quatro locais de votação.

Prazos

A coleta de dados biométricos para o biênio 2017-2018 termina em março de 2018, exceto em Botucatu e Várzea Paulista, com término em dezembro de 2017. Além dos 79 municípios que passam pela biometria obrigatória, os municípios de Sorocaba, Araçoiaba da Serra e Salto de Pirapora passaram a integrar o grupo em 8 de maio. Nas demais cidades paulistas os kits biométricos estão disponíveis, mas o cadastramento não é obrigatório.

Atendimento

O eleitor deve agendar seu atendimento no site do TRE e comparecer ao cartório ou centrais de atendimento  com documento oficial de identificação com foto, comprovante de residência que tenha no máximo três meses de emissão e título eleitoral, caso possua. O atendimento nos cartórios é de segunda a sexta-feira, das 12 às 18 horas.

Deixe uma resposta