Itatinga escolhe novo prefeito neste domingo (2); quatro candidatos disputam o cargo

Poderão votar somente aqueles inscritos como eleitores no município até o dia 1º de fevereiro de 2017

da Assessoria do TRE-SP

Os eleitores de Itatinga, a 220 quilômetros da capital paulista, voltarão às urnas no próximo dia 2 de julho para eleger um novo prefeito e vice-prefeito. Poderão votar somente aqueles inscritos como eleitores no município até o dia 1º de fevereiro de 2017. A cidade é atendida pela 26ª Zona Eleitoral, situada em Botucatu, e conta com pouco mais de 14.200 eleitores.

Os candidatos a prefeito são Diego Roberto Batista Gomes (PSC), João Bosco Borges (DEM), Aparecido Borba Soares (PSB) e José Geraldo Celestino de Oliveira (PSDB), atual presidente da Câmara e que responde interinamente pelo Executivo.

O motivo da nova eleição foi o indeferimento em definitivo, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), do registro de candidatura do prefeito eleito, Ailton Faria (PSDB), nas eleições de 2016. O registro de Ailton foi indeferido por rejeição das contas públicas, referentes aos exercícios de 2011 e 2012, em sua gestão como prefeito de Itatinga. O prefeito eleito concorreu ao cargo com o registro indeferido na zona eleitoral e sob apreciação de recurso pelos órgãos superiores. Ele foi eleito com a maioria dos votos válidos (4.583).

O artigo 224, §3º, do Código Eleitoral, prevê a realização de nova eleição em caso de indeferimento de registro de candidatura quando se esgota a possibilita de recursos (trânsito em julgado). As normas que dispõem sobre a nova eleição e o calendário eleitoral estão previstas na Resolução nº 405/2017 do Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Itatinga é o quarto município paulista que passa por nova eleição neste ano. Em 2 de abril, eleições foram realizadas nos municípios de São José da Bela Vista, Cafelândia e Mococa.

O que levar no dia 

No dia da votação, é necessário levar um documento oficial de identificação com foto. A Justiça Eleitoral recomenda que o eleitor leve também o título ou seu número para facilitar a identificação da seção eleitoral. O horário de votação é das 8 às 17h. O eleitor pode consultar o seu local de votação pelo www.tre-sp.jus.br .

Biometria na eleição

Os interessados poderão fazer a biometria no dia da eleição em quatro locais de votação. Para isso, além de um documento oficial de identificação com foto, deverão comparecer com um comprovante de residência emitido nos últimos três meses. Saiba mais.

Deixe uma resposta