Notícias amplia time de colunistas; bastidor da política nacional é foco de Giovanni Mockus

Novo colunista publicará textos com informações, bastidores e análises da política nacional e seus impactos 

por Flávio Fogueral- editor do Notícias Botucatu

O Notícias Botucatu surgiu, em 2013, como um projeto diferenciado dentro do jornalismo praticado no interior paulista. Muito além das barreiras do que é chamado de “factual”, as pautas do site são uma síntese e, ao mesmo tempo, uma ampliação do que mais relevante ocorre com a sociedade e, por fim, a influencia. Tanto que esta visão analítica do mundo e seus componentes são trazidas diariamente por articulistas em suas mais diversas áreas de atuação.

Nesses anos todos, o Notícias passou a ser referência quando o debate é mais amplo, garantindo espaço para os segmentos da sociedade e suas mais diferentes opiniões. Estão disponíveis artigos sobre políticas públicas e Meio Ambiente (Patrícia Shimabuku), políticas e análises sociais (Daniel de Carvalho) e formação do pensamento político (Valdemar Pereira de Pinho), além de colaborações de jornalistas (Érick Faciolli) e políticos (João Cury) que sempre ampliaram o debate de como a sociedade almeja debater seus problemas e propostas contínuas de desenvolvimento. Algo que diferencia o Notícias de outros veículos da região. Diante disso, muitos dos assuntos são analisados com profundidade e abarca opiniões que instigam a criticidade do internauta.

Mas não só política são centrados os debates do Notícias Botucatu. Direito, psicologia, comportamento, educação… enfim, uma dezenas de assuntos que acrescentam na formação e criticidade dos leitores que nos acompanha nesses anos de internet.

Tal particularidade é imprescindível para os dias atuais e os momentos que a sociedade brasileira vivencia. Tudo que ocorre em Brasília, em São Paulo impactam de forma direta Botucatu, o bairro em que vivemos ou mesmo dentro de nossas casas. Não é possível um processo político de suma relevância como as recentes crises em Brasília não terem impacto na vida de cada um. Como diria o poeta alemão Bertolt Brechet (1898- 1956) o pior analfabeto, é o analfabeto político já que “ele não ouve, não fala, nem participa dos acontecimentos políticos. Ele não sabe o custo de vida, o preço do feijão, do peixe, da farinha, do aluguel, do sapato e do remédio dependem das decisões políticas”.

O pensamento de Brechet é utilizado por várias das correntes políticas, sejam alinhadas à esquerda ou à direita; ou simplesmente por novas vertentes ideológicas. Esquecer da influência dos embates ideológicos e das propostas que a todo momento mudam as vidas dos brasileiros, é neglicenciar a própria cidadania.

Por isso, o Notícias Botucatu reforça seu time de articulistas com a veiculação da coluna “De Brasília para Botucatu”, com Giovanni Mockus, graduando em Gestão de Políticas Públicas pela Universidade de Brasília. Atual dirigente nacional da REDE Sustentabilidade, o articulista é assessor Legislativo na Câmara dos Deputados.

Toda semana Mockus trará suas observações direto da capital federal, contextualizando assuntos que são apreciados pelos deputados e toda a efervescência que somente Brasília oferece. “Sempre busco nos meus artigos dar um ar de ponte entre a capital federal e o resto do pais”, ressalta o colunista.

Um comentário

  1. Adorei seu site. Parabéns pelo conetudo. Vou continuar segundo seu site. Abraço e sucesso

Deixe uma resposta