Festival de Inverno

Hospital das Clínicas promoverá encontro de Gastroenterologia e Endoscopia para profissionais da Saúde

As inscrições para os dois eventos serão iniciadas a partir de 14 de setembro

da Assessoria do HCFMB

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) receberá, nos dias 27 e 28 de outubro (sexta e sábado), dois eventos relacionados às especialidades de Gastroenterologia e Endoscopia, promovidos pelo Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) e pela Seção Técnica de Endoscopia do Hospital, além de contar com o apoio da Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED).

No Anfiteatro da Patologia, haverá a I Jornada de Endoscopia e Gastroenterologia na sexta (das 18h às 21h15) e no sábado (das 8h às 17h30), voltada para médicos, residentes e alunos da Graduação. Já no segundo dia de atividades, também será realizado, das 8h30 às 12h30 no Anfiteatro do Hemocentro do HCFMB, o I Encontro de Enfermagem em Endoscopia Digestiva, voltado para Enfermeiros, Técnicos de Enfermagem, estudantes da área, Nutricionistas e Profissionais da Saúde. Na sexta-feira (27), as palestras serão ministradas simultaneamente para os públicos dos dois eventos no Anfiteatro da Patologia.

As inscrições para os dois eventos serão iniciadas a partir de 14 de setembro e poderão ser feitas pelo site www.inscricoes.fmb.unesp.br/hcfmb (links “I Encontro de Enfermagem em Endoscopia” e “I Jornada de Endoscopia e Gastroenterologia do HCFMB”), endereço em que haverá mais informações sobre a programação e o investimento necessário para participação nos eventos.

Responsável médico da Endoscopia do HCFMB, Dr. Cássio Vieira de Oliveira afirma que a ideia da Jornada surgiu há algum tempo, em discussões com colegas de serviço: “Estes setores cresceram muito nos últimos anos e é importante divulgar a nossa área e agregar colegas de outros serviços, a fim de compartilhar ideias e discutir casos clínicos. Chega até a ser um dever nosso, como médicos formadores de opinião e estando num local de excelência médica, compartilhar conhecimentos com os profissionais e com a população em geral”.

Já Tatiane Santa Rosa Diniz, enfermeira responsável técnica da Endoscopia, destaca a importância de um encontro específico para os profissionais de Enfermagem e aberto para outras áreas da Saúde, que trabalham juntamente com os médicos em prol do paciente. “A expectativa é atingir todos os profissionais da área de Enfermagem, direcionados ou não à Endoscopia. A Equipe Multiprofissional também é convidada a participar. Pretendemos, a partir desta oportunidade, poder realizar outros novos encontros, para trocar experiências e aprimorar conhecimentos”.

Em 2016, a Endoscopia do HCFMB foi aprovada como um dos Centros de Treinamento para a SOBED e, a partir deste dado, Dr. Cássio acredita no êxito dos dois eventos. “Essas primeiras edições do Encontro de Enfermagem e da Jornada serão como um pontapé inicial, e a intenção é repetir anualmente estes eventos para que eles cresçam a nível não só regional, como também estadual e quem sabe, nacional”, finaliza.