Campeonato Paulista: definidos os grupos da primeira fase para 2018

Na primeira fase, que se inicia em 17 de janeiro, os times jogarão contra as equipes dos outros grupos

da Redação

Em sorteio realizado na sede da Federação Paulista de Futebol nesta terça-feira (17), os grupos da primeira fase do Paulistão Itaipava 2018 foram definidos.

No Pote 1 estiveram Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos. No Pote 2 estavam Ponte Preta, Botafogo, Novorizontino e Linense. O terceiro pote foi composto por Ituano, Santo André, São Bento e Mirassol. Por fim, integram o último pote Red Bull, Ferroviária e os recém-promovidos São Caetano e Bragantino.

O sorteio, apresentado por Caio Ribeiro e com participações de Clodoaldo, Evair, Careca e Fábio Luciano, definiu os grupos da fase inicial da seguinte forma:

O regulamento será o mesmo de 2017. Na primeira fase, que se inicia em 17 de janeiro, os times jogarão contra as equipes dos outros grupos. Os dois melhores de cada avançam para as quartas de final, se enfrentando dentro do próprio grupo em ida e volta. Os classificados para a semifinal serão organizados de acordo com a campanha ao longo da competição. Os confrontos também serão em ida e volta, assim como a decisão do campeonato, que será no dia 8 de abril.

Mudanças para 2018

Após reuniões com treinadores, jogadores e executivos de futebol, foi definida uma alteração na inscrição de atletas. Agora, cada time poderá inscrever duas listas: uma de até 26 atletas (sendo 3 goleiros), e outra ilimitada, mas com apenas jogadores das categorias de base.

A nova regra substitui a lista única de até 28 jogadores, que vigorou até a edição 2017 do Paulistão.

Serão considerados atletas da base aqueles entre 16 anos completos e nascidos até 1997, estar registrado no time há pelo menos 12 meses, initerruptamente, e ter participado de uma competição de base em 2017 ou antes. A exemplo do modelo utilizado no Campeonato Espanhol, cada time poderá manter até cinco atletas da lista da base simultaneamente em campo.

”A liberação para atletas de base era uma reivindicação dos clubes. Buscamos referências fora do país para aplicarmos o melhor mecanismo”, diz Reinaldo Carneiro Bastos, presidente da Federação Paulista de Futebol.

Outra sugestão dos clubes atendida para o Paulistão Itaipava 2018 são os cartões amarelos zerados para a fase final da competição.