Hospital das Clínicas realizará mutirão contra doenças do útero, em comemoração ao Outubro Rosa

Cerca de 60 mulheres com indicação específica já foram pré-agendadas para realizar o exame

da Assessoria 

A Diretoria de Assistência do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), a disciplina de Ginecologia da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB) e os setores de Endoscopia Ginecológica e Oncoginecologia do Hospital, realizarão mais uma ação em prol ao Outubro Rosa.

Visando a conscientização e a promoção da saúde da mulher de modo geral, serão realizados nos dias 30 e 31 de outubro um mutirão de exames de histeroscopia, conhecidos também como endoscopia ginecológica. O exame permite a visualização da cavidade uterina da mulher, identificando eventuais doenças no útero, como por exemplo o câncer de endométrio.

Segundo o professor do Departamento de Ginecologia e Obstetrícia do HCFMB, Daniel Spadoto Dias, a iniciativa visa alertar as mulheres sobre sangramentos que podem ocorrer após a menopausa. “Nenhum sangramento após a menopausa deve ser considerado normal, e sim investigado. No caso do câncer de endométrio, não há exames preventivos, mas a histeroscopia pode identificar uma manifestação precoce da doença, que pode ser tratada rapidamente” explica.

Cerca de 60 mulheres com indicação específica já foram pré-agendadas para realizar o exame. “Vale a pena ressaltar que mulheres que apresentem esse tipo de sintoma, tenham alguma dúvida ou precisem de orientação devem procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua residência para que, se houver necessidade, sejam encaminhadas ao nosso serviço”, diz Dr. Daniel.

O mutirão conta também com a organização do responsável médico da Endoscopia do HCFMB, Cássio Vieira de Oliveira, das enfermeiras técnicas responsáveis Tatiane Santa Rosa Diniz, Nilva Moraes e Ana Paula Gea. A empresa E. Tamussino, representante da fabricante alemã Richard Wolf, fornecerá como patrocínio os materiais necessários para os exames.

“Estamos aproveitando as comemorações do Outubro Rosa para falar e orientar as mulheres não só sobre a prevenção do câncer de mama, mas também sobre os cuidados com a sua saúde de modo amplo. A conscientização é a melhor forma de prevenção”, finaliza Daniel.