Unesp de Botucatu forma sua 50ª turma de Medicina Veterinária

Centenas de pessoas entre professores, funcionários, alunos, parentes e autoridades acompanharam a solenidade

da Assessoria da Unesp

No dia 1º de dezembro, no Ginásio Poliesportivo da Fazenda Experimental Lageado, aconteceu a Sessão Solene da Congregação da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, para a colação de grau da quinquagésima turma de Medicina Veterinária e da trigésima sétima turma de Zootecnia.

A solenidade, presidida pelo professor Celso Antonio Rodrigues, diretor da FMVZ, contou com a participação dos professores José Paes de Almeida Nogueira Pinto, assessor técnico do Gabinete do reitor da Unesp, professor Sandro Roberto Valentini; Cezinande de Meira, vice-diretor da FMVZ; Marcos Jun Watanabe, paraninfo dos concluintes de Medicina Veterinária; Antonio Carlos Paes, patrono dos concluintes em Medicina Veterinária; José Roberto Sartori, patrono dos concluintes em Zootecnia; Carlos Frederico Wilcken, diretor da Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp; César Martins, diretor do Instituto de Biociências da Unesp; Pasqual Barreti, diretor da Faculdade de Medicina da Unesp e Flávio Massone, professor emérito da FMVZ e conselheiro efetivo do Conselho Regional de Medicina Veterinária, representando o presidente do Conselho, Mario Eduardo Pulga. O prefeito municipal de Botucatu, Mario Pardini Affonseca, foi representado no evento por Marcio Piedade Vieira, secretário municipal do Verde.

O diretor da FMVZ, professor Celso Antonio Rodrigues, fez o discurso de abertura da solenidade, lembrando a trajetória de crescimento da unidade, citando o bom desempenho dos cursos de graduação em rankings nacionais e internacionais de avaliação e no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). “Nestes 54 anos de história, a FMVZ ocupa uma posição de destaque nacional e internacional, com seus cursos de graduação figurando entre os melhores e mais procurados do país. Isso é fruto do trabalho árduo e laborioso de todos que estiveram vinculados à Faculdade. É fundamental valorizar nossa história, mas sempre mirando o futuro. O momento exige uma faculdade moderna, progressista e inovadora, capaz de formar profissionais competentes e cidadãos dotados de valores éticos e morais”.

O dirigente chamou a atenção dos presentes para a necessidade de valorização das universidades públicas e do ensino superior gratuito e de qualidade. “Temos assistido na mídia uma clara campanha para desqualificar as universidades públicas brasileiras. Considerando diversos critérios de desempenho acadêmico, levando em conta a produção científica de todas as universidades brasileiras, a USP, A Unesp e a Unicamp representam mais de 50%. Essa campanha de desqualificação objetiva desmantelar o ensino público superior, rebaixando os que possuem excelência, com a meta de direcionar recursos para a iniciativa privada. Vejamos o que aconteceu com o ensino básico, fundamental e médio nesse país. O erro é grosseiro e demonstra a falta de compromisso dos nossos governantes com o ensino público de qualidade”.

Em sua mensagem aos formandos, o professor Celso destacou a importância da conduta ética e dos bons exemplos. “A FMVZ espera que vocês se lembrem do conteúdo do juramento que prestarão hoje. Que sejam cidadãos que, antes de exigirem seus direitos, cumpram seus deveres. Espero que vocês balizem as suas vidas, incluído a vida profissional, nos bons exemplos. Vocês representam o nosso melhor produto e materializam a excelência da FMVZ, sendo o verdadeiro motivo da existência dessa escola”.

Na sequencia da cerimônia, a oradora da turma de Medicina Veterinária, Caroline Medeiros Geraldini fez sua saudação aos colegas. “Daqui para frente a vida colocará muitos obstáculos na vida de cada um de vocês, que serão piores do que uma nota ruim numa prova. Mas saibam que cada obstáculo serve para nos transformar em pessoas melhores. Nada vai impedir que vocês realizem seus sonhos. Não deixem que nada bloqueie a luz que irradiam. Vocês estão prontos e aptos a fazerem coisas maravilhosas nesse mundo”.

Orador da turma de Zootecnia, Raphael Paulo da Silva desejou sucesso aos colegas.  “Aqui vejo todos com vontade de crescer e vencer. Isso é o que realmente importa. Passamos grandes momentos juntos e tudo isso nos deixará saudades. Agora chegou a hora de seguirmos os nossos caminhos sozinhos. Que nossos momentos juntos tenham servido de aprendizado e combustível para a jornada que nos aguarda”.

O paraninfo da turma de Medicina Veterinária, professor Marcos Jun Watanabe, agradeceu os concluintes pela homenagem. “Agradeço pela honra de ser paraninfo de alunos que estão se formando no melhor curso de Medicina Veterinária do Brasil segundo diversos rankings, indicando que em nossa instituição temos os melhores professores, laboratórios de qualidade e infraestrutura de excelência. E mais importante: com os melhores alunos”.

Em sua mensagem, ele aconselhou os formandos. “Espero que continuem se aprimorando e evoluindo. O aprendizado e o crescimento, mesmo que longe da escola, deve ser um ato continuado, seja ele profissional ou pessoal. A maturidade profissional deverá ser pautada pelo conhecimento que até então foi vinculado às temidas provas para passar nas disciplinas, mas que, a partir de agora, deve ser uma das suas maiores armas. Independentemente do caminho que seguirem, comprometam-se com a qualidade do trabalho realizado, tenham orgulho da profissão que escolheram e lutem para que ela seja valorizada. Gastem o tempo de vocês com o que realmente tem valor. Vivam cada momento como se fosse o último. Sejam livres e aproveitem seus dias”.

Paraninfo da turma de Zootecnia, o professor Ricardo de Oliveira Orsi também agradeceu os concluintes. “Este presente que vocês me deram é o maior reconhecimento da carreira docente. Vocês me prestam uma homenagem que posso tentar definir em algumas palavras: carinho, amor, amizade, respeito, dentre tantas outras. Aqui vocês construíram uma nova família, com novos amigos e irmãos. Me sinto honrado em ter acompanhado esse crescimento pessoal e profissional de vocês”.

A ética foi destacada na mensagem do paraninfo aos seus alunos. “Sejam sempre éticos e amem sua profissão. Na sociedade brasileira atual, cheia de problemas éticos e morais, façam a diferença para que consigamos um futuro melhor para nossos filhos. Lembrem-se que essa é a nossa colaboração, nossa retribuição para o país. Não pensem apenas na recompensa financeira ao exercerem a profissão, mas sim no prazer de fazer com o coração e dedicação o trabalho do dia-a-dia. Mantenham sempre o alicerce familiar, fundamental para o sucesso que venham a obter na vida e não temam as pedras no caminho”.

Na sequencia aconteceram os juramentos das turmas e a outorga do grau, com o recebimento do diploma, seguida da entrega das premiações aos formandos e as homenagens das turmas, seguida do encerramento oficial da solenidade, feito pelo professor Celso Antonio Rodrigues.

Prêmios e homenagens

– Melhor aproveitamento durante o curso:

Medicina Veterinária: Leticia Peron

Zootecnia: Marcus Vinícius Niz Alvarez

– Maior média final dos estágios supervisionados

Medicina Veterinária: Pedro Henrique Leonel Ferreira

Zootecnia: Liys Aparecida de Souza Arruda, Marcus Vinícius Niz Alvarez e Marianna Ferreira Nazzaro

– Iniciação Científica

Medicina Veterinária: Caroline Medeiros Geraldini

Zootecnia: Letícia Aparecida Casarin Lourenço

– Melhor desempenho na área de Clínica de Grandes Animais e de Clínica de Pequenos Animais

Grandes animais: Alexandre Battazza

Pequenos animais: Alexandre Battazza

– Prêmio Prof. Walter Maurício Corrêa – melhor desempenho no conjunto de disciplinas do Departamento de Higiene Veterinária e Saúde Pública: Leticia Peron

– Prêmio Prof. Gilberto Pedroso da Rocha – melhor desempenho no conjunto de disciplinas do Departamento de Produção Animal: Letícia Aparecida Casarin Lourenço e Marcus Vinícius Niz Alvarez

– Paraninfos

Medicina Veterinária: professor Marcos Jun Watanabe

Zootecnia: professor Ricardo de Oliveira Orsi

– Patronos

Medicina Veterinária: professor Antonio Carlos Paes

Zootecnia: professor José Roberto Sartori

-Homenagens Medicina Veterinária: professor Bruno César Schimming, servidor Marco Antonio Simão da Silva, pós graduando José Francisco Antunes Ribeiro e os pais.

Homenagens Zootecnia: professor Paulo Roberto de Lima Meirelles, servidor Luís Carlos Fernandes (in memoriam) e os pais.

Sobre Flavio Fogueral