Principais ruas de Botucatu receberão plantio de árvores

As mudas serão plantadas gratuitamente pela Secretaria do Verde, que fará a abertura da calçada, a cova, doará a muda, o adubo

da Prefeitura de Botucatu

As principais ruas e avenidas de Botucatu ganharão novas árvores com o projeto “Corredores Verdes”, criado pela Secretaria do Verde. A intenção é plantar mudas nas calçadas das ruas que levam até o centro de Botucatu e assim estimular que as pessoas façam caminhadas por vias mais arborizadas.

Para realizar o plantio, todas as sextas-feiras uma equipe da Secretaria do Verde visitará casas e estabelecimentos comerciais, avaliando a possibilidade das calçadas desses locais receberem mudas e também solicitando a autorização para o plantio.

As mudas serão plantadas gratuitamente pela Secretaria do Verde, que fará a abertura da calçada, a cova, doará a muda, o adubo e o tutor que conduzirá a árvore. O proprietário ficará responsável por regar e entrar em contato com a Secretaria caso algum dano acontecer com a árvore.

“Vale ressaltar que as árvores não causarão nenhum prejuízo ao proprietário da casa, pois são mudas próprias para a arborização urbana, escolhidas a dedo por técnicos responsáveis, que já terão analisado a tipologia de fiação elétrica, espaçamento de calçada, existência de rede de esgoto, tubulações de gás, entre outros elementos que devem ser levados em consideração na hora da escolha da espécie”, explica o Secretário do Verde, Mário Piedade Vieira.

Confira as vias que se transformarão em “Corredores Verdes”:

Região Central: Avenida José Pedretti Neto, Rua Doutor Costa Leite, Avenida Dom Lúcio, Avenida Santana, Rua Visconde do Rio Branco, Rua Campos Salles, Rua Coronel Fonseca, Avenida Marechal Floriano Peixoto, Rua Major Moura Campos, Rua Amando de Barros, Rua Curuzu e Avenida Vital Brasil.

Região Norte: Rua Major Matheus, Rua Brás de Assis, Rua Lourenço Castanho, Rua Vitor Atti, Rua Doutor José Barbosa de Barros, Rua Dr. Jaguaribe, Rua Galvão Severino, Avenida Professor Rafael Laurindo, Avenida Camilo Mazoni e Avenida Leonardo Villas Boas.

Disque-árvore

O Disque-árvore é um serviço que oferece a população o plantio de muda de árvore de forma gratuita. O morador que tem a intenção de plantar uma árvore em frente a sua casa pode acionar a Secretaria, que enviará uma equipe até a residência do interessado para avaliar o espaço disponível e indicar qual espécie é adequada. Fica a cargo da Secretaria fazer o corte da calçada, e plantar a muda gratuitamente.

A Secretaria do Verde está disponibilizando, de imediato, mais de cinco mil mudas de árvores de pequeno, médio e grande porte, de espécies nativas da região.

Serviço:

Secretaria Municipal do Verde

Rua Lourenço Carmelo, 180 (Poupatempo Ambiental)
Telefone: (14) 3882-1290

Disque-árvore

Telefone: 3811-1535

Sobre Flavio Fogueral