Unesp de Botucatu promoverá II Curso de Cirurgia de Catarata por Facoemulsificação

O simulador para cirurgias de catarata Eyesi é utilizado em mais de 50 instituições de ensino

da Assessoria da Unesp. Foto: Flávio Fogueral

A Faculdade de Medicina da Unesp em Botucatu realizará a segunda edição do Curso de Cirurgia de Catarata por Facoemulsificação: Dry Lab de 3 de janeiro a 28 de fevereiro de 2018. O aluno terá a liberdade de escolher nesse período quando fará o curso, que tem duração de 20 horas.

Trata-se de um curso de imersão no simulador Eyesi e está endereçado a residentes em oftalmologia e oftalmologistas que estão iniciando e ou aprimorando suas habilidades em cirurgias de catarata por facoemulsificação.

Segundo os organizadores do evento, o simulador para cirurgias de catarata Eyesi é utilizado em mais de 50 instituições de ensino, na América do Norte e Europa, para treinamento de residentes em cirurgia de catarata por facoemulsificação.

O treinamento consiste em uma série de tarefas com grau crescente de dificuldade, até a simulação da cirurgia propriamente dita. As tarefas são passo dependentes e, enquanto não forem realizadas com a habilidade mínima, o aluno não é habilitado para a próxima tarefa. A simulação cirúrgica inclui as etapas de capsulorrexe, hidrodissecção e hidrodelineação, emulsificação do núcleo, aspiração do córtex e inserção da lente intraocular.

O curso é individual e custa R$ 1,7 mil. Um monitor fará a introdução ao equipamento (aproximadamente 30 minutos) e, em seguida, o aluno seguirá com as tarefas propostas, guiado pelo próprio simulador. É necessário ter conhecimento intermediário em inglês.

Mais informações: www.inscricoes.fmb.unesp.br/principal.asp.