Guarda Municipal faz recolhimento de veículos em estado de abandono

Outros cinco veículos foram notificados em pontos distintos da cidade e têm 10 dias para regularizarem a situação

da Redação

Na terça-feira, 9, inspetores da Guarda Civil Municipal (GCM) recolheram dois veículos em estado de abandono, os carros já haviam sido notificados com base na lei nº 5.542/2014; o prazo de 10 dias para regularização também foi expirado. Sendo assim os carros foram guinchados ao pátio de recolhimento de veículos e os proprietários multados em R$200.

Outros cinco veículos foram notificados em pontos distintos da cidade e têm 10 dias para regularizarem a situação, caso contrário serão guinchados.

Em vigor desde 2014, a  lei nº 5.542 estabelece critérios para denúncia e recolhimento de veículos deixados em vias públicas em longos períodos, caracterizando abandono por parte dos proprietários. Tal situação  é caracterizada quando o veículo permanece estacionado no mesmo local da vida ou logradouro público por mais de 15 dias consecutivos.

Para isso, o veículo tem de apresentar uma ou mais das seguintes condições: sinais exteriores de visível estado de decomposição e mau estado de conservação ou impossibilitado de se locomover por seus próprios meios; ausência de placas de identificação obrigatória; vidros quebrados ou portas destrancadas, de tal forma que permita o acesso de pessoas em seu interior; falta de uma ou mais rodas ou pneus; sinais de incêndio, depredação ou destruição.

Denúncias de veículos nessa situação poderão ser feitas através dos telefones 190 (Polícia Militar) e 199 (Guarda Civil Municipal).