Unesp de Botucatu realiza matrícula de aprovados nos cursos de residência médica

Ao todo, 1602 candidatos se inscreveram para o processo seletivo da Residência Médica

da Assessoria da Unesp

Nos dias 7 e 8 de fevereiro, os alunos aprovados em 1ª chamada no processo seletivo da Residência Médica da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB) para 2018, realizaram sua matrícula, presencialmente, na Central de Aulas da Instituição. Foram 120 pessoas que confirmaram o interesse pelas 187 vagas oferecidas pela Faculdade, que é uma das mais concorridas do Brasil. A escola oferece vagas nas áreas básicas, de acesso direto e áreas de atuação.
A convocação de candidatos excedentes será realizada a partir do dia 16 de fevereiro. O candidato terá o prazo de 48 horas para realizar a matrícula. A relação dos candidatos convocados sairá no site da instituição (www.fmb.unesp.br). A Residência Médica da FMB terá início no dia 1º de março.
 
Especialização
 
Guilherme Frederico Ferro Alves, 25 anos, de Capivari, São Paulo, foi um dos médicos que realizou sua matrícula na manhã do dia 8. Ele fará sua especialização em cirurgia geral e pretende atuar na área de cirurgia plástica. Guilherme comenta o porque da escolha da FMB: “Primeiro, eu queria experimentar uma faculdade que fosse diferente da que eu fiz, conhecer um jeito novo de pensar e, segundo, pelas referências que eu tive, tanto na área da plástica quantas das outras especialidades daqui”.
Dayane Botini, veio de Londrina, Paraná, para realizar sua matrícula da residência na manhã do dia 8. Dayane se inscreveu para o programa de otorrinolaringologia; sua escolha foi baseada na referência que a FMB possui na área. Ela comenta que suas expectativas são boas: “Quero aprender bastante nesses três anos de residência, é uma cidade nova para mim, espero ser bem recebida, já estou sendo. Estou com uma boa expectativa dos colegas também”.
 
Processo Seletivo
 
Ao todo, 1602 candidatos se inscreveram para o processo seletivo da Residência Médica. No dia 25 de novembro de 2017, médicos de diversas localidades do Brasil realizaram a prova teórica, composta por questões objetivas, para as 187 vagas disponíveis. Os candidatos foram divididos em três turmas e fizeram as provas em três diferentes colégios da cidade de Botucatu.
Já no dia 9 de dezembro, foi realizada a segunda etapa, a prova prática do processo seletivo. Participaram 636 candidatos, divididos entre o período da manhã e da tarde. A prova foi realizada na FMB. Separados em grupos de cinco integrantes, os candidatos percorreram cinco estações: Ginecologia e Obstetrícia, Clínica Médica, Pediatria, Cirurgia e Saúde Pública, que foram repetidas oito vezes, num total de 40 candidatos por rodízio.
A última etapa do processo seletivo da residência médica foi realizada entre os dias 11 e 15 de dezembro. A arguição do curriculum foi a última fase dos candidatos, em que é feita uma análise baseada em vários critérios dos currículos dos participantes.

Sobre Flavio Fogueral