Workshop em Bauru reunirá especialistas para abordar saúde renal

O evento será realizado em 10 de março, a partir das 8h30, no auditório do Comfort Hotel Bauru

da Assessoria

Em comemoração ao Dia Mundial do Rim, o Instituto de Nefrologia de Bauru (Ineb) promoverá workshop para capacitar estudantes e profissionais da área da saúde sobre as principais abordagens para as temáticas “Atualização nos tratamentos da doença renal crônica: hemodiálise, diálise peritoneal e transplante renal” e “Doença de Fabry: síndrome congênita rara que desenvolve a doença renal crônica”.

Esta é a segunda edição do Workshop Ineb Bauru. Neste ano, o evento contará com a presença dos médicos palestrantes Luís Gustavo Modelli de Andrade, Dayana Bitencourt Dias, Leonardo Garnica e Isabela Novais Medeiros.

“A ocasião é uma oportunidade para os profissionais trocarem conhecimentos e experiências sobre as temáticas, tanto no âmbito médico, como também em nutrição, enfermagem, psicologia e assistência social”, afirma Aniela Pivotto, enfermeira responsável técnica administradora do Ineb Bauru.

A partir das 9 horas, o médico Leonardo Garnica, especialista em nefrologia pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), com pós-graduação em Terapia Intensiva Adulto pelo Hospital Israelita Albert Einstein e Nutrologia pela Sociedade Brasileira de Nutrologia, ministrará a palestra sobre doença de Fabry. Garnica atua como nefrologista no Instituto de Nefrologia de Bauru (Ineb), Hospital Estadual de Bauru e Santa Casa de Jaú.

Na sequência, o médico Luís Gustavo, doutor em Fisiopatologia em Clínica Médica, nefrologista e coordenador de transplante renal no Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu, discutirá sobre transplante renal.

Às 10h30, o workshop retoma com a médica Dayana Bitencourt Dias, mestranda em Fisiopatologia em Clínica Médica pela Faculdade de Medicina da Unesp de Botucatu e nefrologista da unidade de diálise do Hospital das Clínicas da Unesp de Botucatu, no qual também é responsável pelo Programa de Diálise Peritoneal Urgent Start e serviço de pré-diálise. Ela abordará o tratamento das doenças renais com a diálise peritonial.

Para encerrar o encontro, a médica Isabela Novais Medeiros, especialista em nefrologia pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB), com atuação na área de hemodiálise de agudo em ambiente de UTI e transplante renal do Instituto de Cardiologia de Brasília e diretora técnica do grupo Ineb, ministrará palestra sobre modalidades de hemodiálise.

O evento será realizado em 10 de março, a partir das 8h30, no auditório do Comfort Hotel Bauru, localizado na Avenida Nações Unidas, 36-14, Jardim Planalto. As inscrições estão abertas e podem ser feitas no site http://www.workshopineb.com.br. O investimento é de R$ 15,00, que dá direito ao certificado de participação do evento e a participação de sorteios de brindes ao final do evento. Outras informações sobre o workshop pelo telefone(14) 3012-9600.

Campanha – O Dia Mundial do Rim é celebrado no mês de março, com ações no mundo todo com objetivo de informar sobre prevenção e diagnóstico das doenças relacionadas ao órgão. Neste ano, a Sociedade Brasileira de Nefrologia abordará a temática “Saúde da Mulher – Cuide de seus rins”.

SERVIÇO

2º Workshop Ineb Bauru

Data: 10/3

Horário: sábado, a partir das 8h30

Inscrição: http://www.workshopineb.com.br

Local: Comfort Hotel Bauru, localizado na Avenida Nações Unidas, 36-14, Jardim Planalto

Programação

  • 8h30 às 9h – Recepção
  • 9h às 10h – Atualização nos tratamentos da doença renal crônica – hemodiálise, diálise peritoneal e transplante
  • 10h às 10h30 – Coffee break
  • 10h30 às 11h30 – Doença de Fabry: síndrome congênita rara que desenvolve a doença renal crônica