Cooperativa amplia estrutura de produção de café

Cooperados irão classificar, preparar e moer os grãos, vendendo parte de suas produções como café torrado e moído

da Prefeitura de São Manuel

Na manhã desta sexta-feira, 02, foi inaugurada a unidade de beneficiamento e processamento via úmida de cafés da Associação Rural “Giocondo Bassetto e da torrefação de cafés da CooperPrata – Cooperativa Prata de Cafés Especiais.

A solenidade de inauguração foi realizada na sede da cooperativa e contou com a presença do secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e deputado federal, Arnaldo Jardim, do prefeito José Luiz Rubin, do diretor da CATI (Coordenadoria de Assistência Técnica Integral) João Brunelli Júnior, do diretor regional da CATI de Botucatu, Ricardo Chiarelli e do vereador Silvio Franco, representando a Câmara Municipal de São Manuel, além, é claro, do presidente da Associação dos Produtores Rurais da Microbacia Hidrográfica “Associação Rural Giocondo Bassetto” e da CooperPrata, Luis Carlos Josepetti Bassetto (Japão).

Durante a solenidade, o prefeito José Luiz Rubin parabenizou as organizações pelas conquistas e colocou o município a disposição para contribuir com o seu crescimento. Posteriormente, o presidente da Associação e da CooperPrata, Japão Bassetto, fez um discurso emocionado relembrando o início da associação e das dificuldades que enfrentaram que acarretaram no desenvolvimento que a mesma vem apresentando.

Por fim, o Secretário Arnaldo Jardim se mostrou satisfeito com os resultados obtidos pelas organizações e após receber ofício com pedido do recurso pelo prefeito durante o evento o Secretário anunciou a liberação de R$ 400 mil para a recuperação de estradas rurais da cidade.

A partir de agora, os cooperados irão classificar, preparar e moer os grãos, vendendo parte de suas produções como café torrado e moído, obtendo um lucro muito maior por quilo de café produzido.

ARGB – Associação Rural Giocondo Bassetto

A Associação, que foi fundada em 25 de fevereiro de 2004 possuindo apenas 13 associados, hoje conta com 94 associados sendo a maioria deles moradores ou antigos moradores do bairro Boa Vista. Esta tem como seu maior objetivo a organização das atividades agrícolas dos associados e da comunidade rural em geral.

CooperPrata – Cooperativa Prata de Cafés Especiais

A cooperativa foi fundada em 09 de outubro de 2009, têm em sua composição 22 cooperados, com base produtiva no café. Sua produção é de 5 mil sacas de café ao ano e possui o selo internacional fair trade, que significa comércio justo.