Secretaria de Saúde realiza mobilização contra Tuberculose

A campanha também será realizada em todo o Estado de São Paulo

da Prefeitura de Botucatu

A Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação UNI realizam a partir da próxima segunda-feira, 05, uma grande mobilização contra a tuberculose. Esta será a 1ª Etapa da Campanha de Busca Ativa de Sintomáticos Respiratórios deste ano, buscando detectar casos da doença. A campanha também será realizada em todo o Estado de São Paulo, visando diagnosticar e prevenir precocemente a tuberculose.

“A tuberculose é uma doença que muitas vezes é confundida com uma gripe mal curada e, por isso, em alguns casos os pacientes demoram a procurar um médico, o que agrava seu estado de saúde. Vamos realizar essa Campanha também no sentido de conscientizar a população quanto aos cuidados necessários”, afirma André Spadaro, Secretário Municipal de Saúde.

Durante os dias da Campanha, as equipes de saúde das Unidades Básicas e Unidades de Saúde da Família de Botucatu irão intensificar as ações de busca, orientando e conscientizando a população sobre os sintomas da tuberculose durante os atendimentos.

Sintomas da Tuberculose

 Qualquer pessoa que apresente tosse por mais de três semanas é chamada de Sintomático Respiratório. Sendo assim, deve ser encaminhada a uma Unidade de Saúde para pesquisa de Tuberculose, através do exame de escarro.

Outros sintomas da doença são: febre (mais frequente ao entardecer), suor noturno, falta de apetite, emagrecimento, cansaço, entre outros.

O exame de escarro pode ser coletado nas Unidades de Saúde de Botucatu, em qualquer época do ano, mesmo sem Campanha específica para essa finalidade. As pessoas que tiverem algum tipo de dúvida deverão procurar a Unidade de Saúde mais próxima.