Vigilância Ambiental de São Manuel divulga balanço anual; setor aplicou mais de 5.400 doses de vacina contra a raiva

Foram registradas, também, 130 denúncias de maus tratos aos animais

da Prefeitura de São Manuel

A UVA (Unidade de Vigilância Ambiental) divulgou o balanço dos serviços prestados pelo setor referente ao ano de 2017. Dentre os atendimentos realizados estão coleta de exame de sangue, castrações, recolhimento e adoção de animais, dentre outros.

Segundo a unidade, no ano passado foi realizado um inquérito sobre a leishmaniose devido a existência do registro de um caso de no ano de 2015, onde um cão foi contaminado pela doença e posteriormente ter sido localizado o mosquito infectado (vetor). O relatório foi produzido com base em 500 amostras de sangue colhidas em animais de diferentes bairros da cidade nos últimos meses do ano. Estas amostras foram encaminhadas ao instituto Adolf Lutz, em Sorocaba, para a realização de exames de possível diagnóstico da doença em São Manuel.

Foram efetuadas, também, 117 castrações de animais, número considerado pela unidade como baixo, devido a falta de anestésicos, que foram adquiridos apenas no mês de agosto. Conforme informações, apenas no primeiro trimestre de 2018, já foram realizadas 45 castrações de animais pela unidade.

Atendendo a campanha de vacinação antirrábica, foram aplicadas 5.484 doses da vacina, sendo 4.663 doses aplicadas em cães e 822 em gatos.

A unidade registrou, ainda, o atendimento à 360 animais de rua, a adoção de 77 animais, sendo eles cães e gatos, o recolhimento de uma média de 200 animais mortos e o resgate de 50 animais silvestres no ano. Os animais que se encontravam debilitados foram encaminhados ao Cempas (UNESP – Botucatu) e os que estavam sadios devolvidos ao seu habitat natural.

Por fim, foram registradas 130 denúncias de maus tratos aos animais, sendo alguns recolhidos e outros, após notificação aos donos e de um retorno dos agentes as propriedades, foram notadas mudanças de comportamento por parte dos donos, possibilitando a permanência do animal.