São Manuel: coleta seletiva funcionará normalmente no feriado

Mesmo com o feriado do trabalhador, os serviços serão realizados em São Manuel

Por Christian Castilho

O feriado será de trabalho para alguns colaboradores de São Manuel. A Prefeitura da cidade informa que nesta terça-feira, 1 de maio, feriado do Dia do Trabalhador, haverá a Coleta Seletiva normalmente. Segundo a assessoria, todos os bairros do município estão na programação.

Obrigação

A implantação da coleta seletiva é obrigação dos municípios, assim como, as metas referentes à coleta. Elas fazem parte do conteúdo mínimo que deve constar nos planos de gestão, de acordo com a Política Nacional de Resíduos Sólidos.

Separe corretamente os materiais de descarte 

Nos últimos meses o número de acidente de trabalho entre os coletores de lixo aumentou em São Manuel. Segundo a prefeitura, os casos ocorrem por conta de descartes inadequados de materiais cortantes.

Por isso, é essencial que o cidadão tenha consciência e separe o lixo corretamente para que não prejudique a saúde física do coletor. Alguns dos utensílios como agulhas, vidros e laminas usadas, podem conter doenças transmissíveis como Aids e hepatites.

Sempre coloque vidros, agulhas e laminas em garrafas pet, cortadas ao meio, com a tampa virada para baixo. Passe uma fita na ponta da garrafa para que não vaze. Outro modo é embrulhar bem em um papel (jornais, revistas, entre outros), passar uma fita colante e escrever com uma caneta “Cuidado, material cortante”. Coloque os matérias de descarta separados de outros resíduos comuns.

*Christian Castilho é estudante de jornalismo da Eduvale Avaré e estagiário do Notícias Botucatu.