Interno da Fundação CASA de Botucatu participa do Projeto Jovem Parlamentar

Encontro aconteceu em 27 de abril e contou com a presença especial do adolescente João Antônio

da assessoria da Fundação CASA

Pela primeira vez, um jovem que cumpre medida socioeducativa na Fundação CASA de Botucatu participou do 19º Projeto Jovem Parlamentar, na Assembleia Legislativa de São Paulo. O encontro aconteceu no dia 27 de abril e contou com a presença especial do adolescente João Antônio*.

O Programa tem por objetivo possibilitar aos alunos de ensino médio de escolas públicas e particulares a vivência do processo democrático, mediante a participação em uma jornada parlamentar. Os Deputados Estaduais cedem os lugares para 47 jovens estudantes e caberá a eles discutir e implementar políticas públicas que beneficiem a população no futuro.

“Contar com a integração do adolescente da Fundação Casa será um marco histórico para inclusão e olhar aos parlamentares, e para a sociedade como exemplo positivo, para todos os jovens da instituição”, comentou o servidor da Assembleia Legislativa, Omar dos Santos.

João Antônio* é considerado um convidado ilustre pela banca julgadora, já que seu projeto se destacou. Seu projeto teve a tutoria da coordenadora pedagógica do centro, Milene Moreira. Juntos, eles escolheram um partido e desenvolveram as ideias. “A proposta de João é implantar um sistema individualizado de acompanhamento dos estudantes, dando à eles o acesso a psicólogos, assistentes sociais, enfermeiros, semelhante ao que ocorre na Fundação CASA”, destaca.

Além disso, João lembrou a necessidade de a escola oferecer atendimentos extracurriculares no período da tarde, possibilitando mais estudos aos alunos. “É preciso que as escolas invistam mais horas de estudos. Precisamos de atividades extracurriculares e é esse ponto que pretendo debater”, disse.

A iniciativa de participação do garoto partiu da área pedagógica do CASA Botucatu que conseguiu a aprovação interna para inscrevê-lo. O projeto foi considerado relevante pela Superintendência Pedagógica e Diretoria Técnica da Fundação CASA.