Unesp de Botucatu receberá curso de emergência cardiovascular

Formando instrutores, a FMB poderá oferecer este conteúdo para alunos e profissionais

da Assessoria

Entre os dias 25 e 27 de maio, a Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (FMB), por meio de seu Departamento de Clínica Médica, promoverá um Curso de Capacitação para Núcleo da American Heart Association (AHA), instituição responsável pela publicação científica Diretrizes para Ressuscitação Cardiopulmonar (RCP) e Atendimento Cardiovascular de Emergência (ACE), que são a base dos protocolos de salvamento utilizados por profissionais de saúde, empresas e hospitais nos Estados Unidos e em todo o mundo.
A iniciativa visa capacitar profissionais que trabalham no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) e na FMB para aperfeiçoamento do atendimento a pacientes com emergências cardiovasculares. Na ocasião, três instrutores de São Paulo ministrarão os cursos “Suporte Básico de Vida (BLS) e Suporte Avançado de Vida Cardiovascular (ACLS)” a médicos e enfermeiros do HCFMB para torná-los instrutores dos cursos da AHA.
Formando instrutores, a FMB poderá oferecer este conteúdo para alunos e profissionais. Está previsto um primeiro curso para alunos no mês de julho deste ano. Com o treinamento, a Faculdade dá outro importante passo para receber a certificação da AHA e transformar-se num centro avançado de capacitação para atendimento destas emergências. Os professores Marcos Ferreira Minicucci e Edson Luiz Fávero Junior são os organizadores da iniciativa.
 
 
Sobre os cursos
 
BLS 
 
É fundamental para salvar vidas após uma parada cardiorrespiratória. O curso foi atualizado para refletir a nova ciência presente na Atualização das Diretrizes da AHA, de 2015, para Ressuscitação Cardiopulmonar e Atendimento Cardiovascular de Emergência. O treinamento ensina as habilidades de suporte básico de vida para um único socorrista e equipes visando a aplicação em hospitais e em ambientes pré-hospitalares. 
 
ACLS
 
Baseia-se nos fundamentos do Suporte Básico de Vida (SBV), enfatizando a importância de realizar Ressuscitação Cardiopulmonar de maneira contínua e com alta qualidade. Por meio de instruções práticas e simulações de casos, este curso avançado é destinado a ajudar os alunos a aperfeiçoar suas habilidades no reconhecimento e na intervenção em caso de parada cardiorrespiratória, pós-parada cardiorrespiratória, arritmia aguda, AVC e síndromes coronárias agudas.