Campanha de vacinação contra a gripe já imunizou 57% da população de risco

Secretaria da Saúde de Botucatu informa que a vacinação contra a gripe não foi afetada com a greve dos caminhoneiros

da Prefeitura de Botucatu

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe completou um mês e em Botucatu 57% da população de risco já recebeu uma dose da vacina. O grupo das puérperas foi o único que superou a meta definida pelo Ministério da Saúde e imunizou 99,06% das integrantes. O grupo das crianças é o que menos foi imunizado durante a Campanha. Apenas 28,03% recebeu a vacina.

“Nosso apelo é que os pais levem seus filhos para a vacinação, porque as crianças são dependentes e a vacina é essencial para que elas se previnam contra a gripe. Nós já iniciamos a época fria do ano, período que favorece o aparecimento de doenças respiratórias, e os serviços de saúde já sentem um aumento na procura”, afirma André Spadaro, Secretário Municipal de Saúde.

Fazem parte do grupo de risco: gestantes, mulheres no período pós-parto (até 45 dias após o parto), idosos com 60 anos ou mais, crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos 11meses e 29 dias), trabalhador da saúde, professores públicos e privados, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativas e população privada de liberdade e funcionários do Sistema Prisional, além de pessoas portadoras de doenças crônicas.

A dose da vacina que está sendo aplicada neste ano protege contra os três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no Hemisfério Sul em 2017, conforme determinação da Organização Mundial da Saúde (OMS), incluindo o H1N1 e o H3N2. Vale ressaltar que a vacina não é recomendável apenas para quem tem alergia à proteína do ovo (usada na fabricação da vacina) ou para as pessoas que tiveram reações adversas graves em doses anteriores desta.

“É importante que as pessoas que fazem parte do grupo de risco se imunizem o quanto antes, porque não há a determinação da Secretaria Estadual de Saúde para prorrogar o calendário”, orienta Maria Cristina Heinzle, enfermeira do Setor de Educação da Secretaria Municipal de Saúde de Botucatu.

Greve não afetou distribuição da vacina

A Secretaria da Saúde de Botucatu informa que a vacinação contra a gripe não foi afetada com a greve dos caminhoneiros. Todas as unidades de saúde do Município têm doses da vacina à disposição da população.

A Campanha de Vacinação contra a Gripe segue até 01 de junho. As vacinas estão disponíveis em qualquer unidade de saúde do Município, das 8 às 17 horas, de segunda a sexta-feira.

Informações:

Secretaria Municipal da Saúde

Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores

Telefone: 3811-1100