Alunos de Botucatu começam a receber escovas e cremes dentais

A expectativa é que sejam entregues, somente para este ano, 30 mil escovas e 12 mil cremes dentais

da Assessoria

A Fundação UNI, em parceria com as secretarias de Saúde e Educação, iniciou a distribuição de cremes dentais e escovas nas escolas de Ensino Infantil e Fundamental de Botucatu. A expectativa é que sejam entregues, somente para este ano, 30 mil escovas e 12 mil cremes dentais para uso dentro das unidades de ensino.

Além disso, as equipes de Saúde Bucal têm realizado as avaliações das condições bucais dos alunos do 1º ao 5º ano nas escolas de Ensino Fundamental, bem como a escovação supervisionada nas creches e escolas.

Ao longo do ano também estão previstas palestras e atividades lúdicas como forma de conscientizar, alunos e seus familiares, sobre a importância de manter frequente hábitos saudáveis quanto à saúde bucal, com foco na prevenção.

“Estamos atuando em conjunto para que as atividades de saúde bucal não sejam apenas pontuais, mas, sim, que aconteçam durante todo o ano”, argumenta a coordenadora de Saúde Bucal pela Fundação UNI, Dra. Lucele Vieira Marins.

Para se ter ideia, em 2017, somados os 12 postos de saúde em que a Fundação UNI atua em Botucatu, foram mais de 140 mil procedimentos dentários. Deste total, 45% dos procedimentos (curativos e preventivos) são voltados para crianças e adolescentes.

Sobre a Fundação UNI

A Fundação UNI é uma entidade jurídica de direito privado, de fins não-lucrativos, sediada em Botucatu (SP), com a missão de apoiar a formação de profissionais, do desenvolvimento do sistema local de Saúde e da organização da comunidade.

Apoiada no tripé: universidade – sistema local de saúde – sociedade civil organizada, a Fundação UNI foi implantada em Botucatu em 1997, como estratégia de construir parcerias permanentes e fortalecer o caráter tripartite da UNI (Uma Nova Iniciativa). Em 2009, a Fundação UNI foi qualificada como Organização Social pelo Município de Botucatu.

Os contratos de Gestão com a Fundação UNI contam atualmente com mais de 500 profissionais de saúde contratados em São Manuel e Botucatu.