São Manuel: celebração de Corpus Christi completa 70 anos

Tradição local já é reconhecida em todo território nacional

por Tonon Neto*

A celebração católica do Corpus Christi teve seu início na Bélgica, em 1247, mas só fora oficializada pelo Papa Urbano IV, dezessete anos depois. Aqui no Brasil, foi trazida pelos colonizadores, na época do Império.

Em São Manuel, a festa foi idealizada pela professora Tereza Mazzuco, no ano de 1948. No princípio, Tereza pedia para que a população guardasse pó de café, vidros e até mesmo tampinhas de garrafa. Pouco tempo depois, ela sugeriu que fosse utilizado o bagaço da cana-de-açúcar, moendo e tingindo, para variar ainda mais os tapetes da procissão. Como destaque desta edição, foi adicionado a dolomita, um mineral que pode ser facilmente armazenado e é abundante na natureza.

População aprecia os tapetes. Foto: Tonon Neto.

Neste ano, os são onze tapetes, cinco passadeiras e dois palcos começaram a ser feitos às 5h. As entidades responsáveis são, em maioria, escolas da rede pública e privada, as paróquias e diretorias do município. A celebração tem como tema “Por Cristo, com Cristo e em Cristo somos todos irmãos”.

Das 11h às 14h30, o Santuário de Santa Terezinha estará aberto para os fiéis adorarem o Santíssimo Sacramento. Às 15h, haverá missa campal seguida de procissão até o Altar Monumental, instalado em frente à Igreja Matriz.

Sobre Tonon Neto