Empreendedorismo é tema de projeto de lei em Botucatu

A ideia é incluir no calendário oficial do município o dia do empreendedor, comemorado no Brasil em 05 de outubro

da Câmara de Botucatu

Um projeto de lei para incentivar o empreendedorismo em Botucatu está sendo construído a muitas mãos na Câmara Municipal. A iniciativa é dos vereadores Rose Ielo (PDT) e Carreira (PSC), que desde maio têm chamado lideranças do setor para discutir a melhor maneira de elaborar uma legislação que saia do papel.

A ideia é incluir no calendário oficial do município o dia do empreendedor, comemorado no Brasil em 05 de outubro. A lei permitirá que próximo a essa data a cidade realize atividades que informem, formem, fomentem e capacitem quem atua nessa área.

Vereadores, alguns secretários municipais do Executivo e um grupo de microempresários que já participou do Programa EMPRETEC, do Sebrae (os “empretecos”), passaram parte da tarde desta quarta-feira, 06/06, discutindo o assunto na sede do Legislativo.

“Esta foi nossa terceira reunião, desta vez com a participação do Legislativo, Executivo e da Sociedade Civil Organizada. Estamos conversando para construir uma lei que realmente aconteça, que seja cumprida e auxilie a alavancar o desenvolvimento em nossa cidade”, comenta a vereadora Rose Ielo.

Até a próxima reunião, marcada para 4 de julho, o grupo vai se debruçar sobre três tarefas: Sebrae e empretecos vão formatar, em linhas gerais, a dimensão desejada para a proposta, elencando o que julgam importante que seja contemplado pela lei; os secretários municipais vão levar a proposta ao prefeito, para que a Administração avalie como participar de forma efetiva; e os vereadores vão redigir o texto inicial do projeto de lei, que será finalizado de forma a incluir as colaborações dos outros parceiros.

“Estamos esperançosos de que com esse trabalho conjunto a lei seja efetivamente colocada em prática, cumprindo seu objetivo. Nosso município tem um grande potencial em muitas áreas e precisamos integrar as pessoas e as novas ideias ao que já existe”, completa Rose Ielo.

O vereador Carreira destaca a boa receptividade à proposta. “Estou muito feliz pela resposta que temos conseguido. O estímulo ao empreendedorismo é bom para todo mundo e não podemos esquecer que o empreendedorismo é o embrião do emprego. Se incentivamos um impactamos no outro e emprego é o que todos querem”, resume.

Da reunião desta quarta-feira participaram os dois vereadores, os secretários de Governo (Fábio Leite) e Desenvolvimento Econômico (Daniel da Cruz Lopes), o secretário adjunto de Turismo (Augusto César Tecchio), Geovana Annelli, analista do Sebrae, e os ‘empretecos’ Viviane Amorim Polo, Silvana Figueiredo, Isabel Galdino e Pedro Souza.