Botucatu sediou encontro sobre transplante cardíaco

Estiveram presentes médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e alunos

da Assessoria

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB) promoveu, no dia 7 de junho, no Salão Nobre da instituição, o evento “Educação Médica Continuada Scicvesp” – 1ª Reunião de Botucatu, com o tema: “Transplante Cardíaco”. Estiveram presentes médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, fisioterapeutas e alunos dos cursos de Medicina e Enfermagem.

Foram promovidas palestras com os convidados: Dr. Flávio de Souza Brito, professor e médico da Equipe de Transplante Cardíaco do Hospital Albert Einstein e o Dr. Fábio Antônio Gaiotto, professor e médico cirurgião cardiovascular do Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Na oportunidade, o médico e professor aposentado Marcos Augusto de Moraes e Silva, do Departamento de Cirurgia e Ortopedia da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), foi homenageado pelos serviços prestados a Scicvesp.

Na oportunidade, o médico e professor aposentado Marcos Augusto de Moraes e Silva, do Departamento de Cirurgia e Ortopedia da Faculdade de Medicina de Botucatu/Unesp (FMB), foi homenageado pelos serviços

O primeiro a falar foi Dr. Flávio Brito, que abordou o tema “Pré e Pós Operatório de Transplante Cardíaco”, destacando as indicações e contraindicações do transplante, além de outras particularidades, como a possível rejeição do novo órgão, a preocupação com infecções, o combate às causas de morte de longo prazo, entre outras. Em seguida, foi a vez do Dr. Fábio Gaiotto, que tratou dos “Aspectos Cirúrgicos do Transplante Cardíaco”.

Para o Dr. Marcello Laneza Felício, chefe do Serviço de Cirurgia Cardíaca do HCFMB e coordenador do Departamento de Circulação Extracorpórea e Assistência Mecânica da Sociedade de Cirurgia Cardiovascular do Estado de São Paulo (Scicvesp), o encontro atingiu as expectativas, principalmente no que diz respeito à participação de inscritos. Havia representantes de diferentes unidades de saúde e de diversas cidades da região de Botucatu. “O tema discutido tem um apelo social importante. Foi uma grande oportunidade de apresentarmos aos presentes um pouco sobre o mundo dos transplantes cardíacos e ajudá-los a se familiarizar com os principais conceitos, seja na área clínica ou na cirúrgica. Trouxemos pessoas que trabalham com isso em seu dia a dia”, salientou.

O Serviço de Cirurgia Cardíaca do HCFMB já se prepara implantar um Serviço de Transplante Cardíaco no Hospital. “Já percorremos um caminho importante e estamos otimistas”, garante Felício.

A organização do evento “Educação Médica Continuada Scicvsp” – 1ª Reunião de Botucatu, foi do Núcleo de Eventos Científicos do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do HCFMB.