Workshop visa compartilhar conhecimentos e redes de pesquisa

O programa “British Council Researcher Links” oferece oportunidades para pesquisadores em início de carreira

da Assessoria da Unesp 
Entre os dias 11 e 15 de junho, pesquisadores brasileiros e britânicos participam de um workshop de pesquisa na Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (FMB). O evento é fruto de uma chamada de propostas lançada pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e a British Council. Trata-se de uma oportunidade para o aprimoramento do processo de internacionalização da FMB.
Na manhã desta segunda-feira, 11, na Sala da Congregação da FMB, foi realizada a abertura do workshop com a presença do diretor da Instituição, professor Pasqual Barretti. O tema da iniciativa científica é “Identificando e abordando desafios compartilhados na realização de pesquisa em saúde e assistência social para pessoas idosas (OPAL)”.
A Universidade de Nottingham e a FMB participaram da chamada proposta pela Fapesp e foram contempladas com a possibilidade de realizar um workshop de pesquisa,  financiado pela própria Fapesp e a British Council.
O programa “British Council Researcher Links” oferece oportunidades para pesquisadores em início de carreira (até 10 anos de doutorado) do Reino Unido e do Brasil para interagirem, aprenderem uns com os outros e explorarem oportunidades para construir colaborações de pesquisa duradouras.
Como parte deste programa, foram recrutados pesquisadores de carreira (15 de cada país). O workshop  proporcionará oportunidade para compartilhar conhecimentos e redes de pesquisa. Durante as oficinas, os pesquisadores terão a chance de apresentar sua pesquisa sob a forma de um cartaz com apresentação oral e discutir com pesquisadores e mentores do Reino Unido e do Brasil. Haverá um foco na construção de “links” para futuras colaborações em pesquisas.
 
Coordenadores e Mentores
 
Coordenador brasileiro: Prof Dr Alessandro Ferrari Jacinto (Geriatra, Departamento de Clínica Médica, FMB/UNESP)
Mentores brasileiros: Prof Adjunto Paulo José Fortes Villas Boas (Geriatra, Departamento de Clínica Médica, FMB/UNESP) e Profa Dra Vanessa de Albuquerque Citero (Departamento de Psiquiatria, EPM/UNIFESP)
Coordenador britânico: Prof Dr Adam Gordon (Geriatra, Universidade de Nottingham, Reino Unido)
Mentores britânicos: Dr Jay Banerjee  (Medicina de Emergência, Universidade de Leicester, Reino Unido) e Tom Denning (Instituto de Saúde Mental, Universidade de Nottingham, Reino Unido)