4 dicas para envelhecer melhor

A genética é responsável por 25% no modo como envelhecemos

da Redação

O Brasil é um país que envelhece cada vez mais. Segundo o censo realizado em 2010, a população jovem diminui enquanto a população mais velha tende a aumentar cada vez mais, sendo que cresceu de 8,57% para 11,16% comparado ao último censo. Atualmente, o país com a população mais velha é o Japão, a estimativa é que em 2025 o Brasil ocupará o sexto lugar.

Envelhecer não precisa ser um grande temor a ponto que medidas sejam tomadas para retardar o envelhecimento, apenas adotar certas precauções torna o processo mais tranquilo e prazeroso. A genética é responsável por 25% no modo como envelhecemos, o resto depende dos hábitos que temos durante a vida e aqui vão 4 dicas para um envelhecimento mais saudável.

1- Tenha uma boa alimentação

Alimentos ricos em sódio, açúcares e gorduras saturadas são responsáveis por uma maior incidência de doenças como hipertensão, obesidade, diabetes, infartos e derrames. Invista em uma alimentação e produtos que são aliados para uma vida mais longeva. Segundo cientistas da Universidade Park, oleaginosas como nozes e castanhas ajudam a reduzir o risco de doenças cardíacas entre 25% e 39%, se consumidos ao menos cinco vezes por semana. O sucesso do alimento se dá devido a presença do Ômega 3, também pode ser encontrado nos peixes, e segundo professores da Universidade de Cardiff, pacientes que já tinham problemas cardíacos e consumiam peixe pelo menos uma vez por semana diminuíram em 29% o risco de apresentar problemas novamente.

2- Pratique exercícios físicos

Segundo estudos da Universidade de Estocolmo, a presença da obesidade diminui a expectativa de vida. Além de prevenir a obesidade, a prática de exercícios ajuda a fortalecer os músculos, auxilia no combate de doenças comuns em idade avançada como a osteoporose e o diabetes e ajuda no equilíbrio, o que diminui o risco de quedas. A prática de exercício lhe trará melhor controle do seu corpo, independência e auto estima.

3-Convivência em sociedade

Segundo pesquisas da universidade americana de Brigham Young, a solidão é um fator importante e que afeta a qualidade de vida das pessoas mais velhas. Segundo o estudo, idosos com uma boa e constante relação de convivência com familiares e amigos aumentam em 50% sua expectativa de vida.

4- Controle de doenças

Mantenha seus exames em dia e visite seu médico ou especialista de confiança com frequência. Muitas das doenças que acometem os idosos podem ser prevenidas com a adoção de um estilo de vida mais saudável e medidas de precaução.

Realização: Telefone da Amil