Senac de Botucatu promove Semana de Artes

Serão 16 atrações nas áreas de comunicação e artes, incluindo, espetáculos de circo e dança

da Assessoria

O Senac Botucatu promove, a partir da próxima segunda-feira (10/9) até sexta-feira (14/9), uma série de atrações culturais gratuitas para a comunidade, com a Semana de Artes. Serão 16 atrações nas áreas de comunicação e artes, incluindo, espetáculos de circo e dança, oficinas de palhaço, contação de histórias e fotografia, além de um sarau, com palco aberto. Para participar das oficinas é necessário inscrição no balcão de atendimento do Senac.

De acordo com Juliana Brito, docente da área de comunicação e artes da unidade, a Semana de Artes levará à comunidade o que é desenvolvido dentro de sala de aula, em formato de oficinas e rodas de conversa. “A programação é bem ampla e conta com a participação de especialistas, que são os próprios docentes. É uma forma de promover o acesso à cultura e às artes para a população”, conta.

A semana começa na segunda-feira, dia 10/9, com a oficina O Corpo e a Cidade: ações performáticas no corpo de Botucatu, das 14 às 18 horas, no Teatro Municipal de Botucatu. E também na quarta-feira, dia 12/9, no mesmo horário e tem um total de 20 vagas.

Com o objetivo de fortalecer a comunicação e a conexão entre as pessoas, a oficina Mandala Coletiva será na terça-feira, dia 11/9, e na quinta-feira, dia 13/9, ambas das 14 às 17 horas, no pátio do Senac Botucatu. A atividade ensinará aos participantes a confecção de uma mandala circular, forma geométrica que simboliza espiritualidade e formas de cura e concentração.

Um dos destaques da programação será a oficina Quem é o Palhaço Aqui, e Agora?, que acontece na terça-feira, dia 11/9, e na quarta-feira, dia 12/9, das 14 às 17 horas, no Teatro Municipal de Botucatu. Por meio de exercícios, jogos e improvisações, essa ação aproximará o participante da linguagem do palhaço e sua poética, acessando as potencialidades cômicas.

As atrações da Semana das Artes incluem, ainda, uma imersão fotográfica para resgatar a memória da cidade, visitando o centro histórico do município, com a Oficina de Fotografia: olhar a cidade com outros pontos de vista, na terça-feira, dia 11/9, e na quarta-feira, dia 12/9, ambas das 14 às 18 horas.

Oficina de Graffiti, na quinta-feira, dia 13/9, das 8 às 12 horas, vai debater as principais características ideológicas do graffiti, arte urbana e suas intervenções na cidade. Será no Senac Botucatu, e apresentará, também, as técnicas básicas de desenho, pintura com spray, rolos e pinceis, stencil, tipos de tinta e suas diferenças.

Entre as exibições artísticas e culturais, que começam a partir de quarta-feira, dia 12/9, estará o espetáculo de dança Parece que Chove Mais, das 20 às 21 horas, com a bailarina Luiza Pinto, no Teatro Municipal de Botucatu. Na quinta-feira, dia 13/9, será a vez de circo e teatro, com a peça Acorda, Januário!, das 19 às 20 horas, pela Cia Beira Serra de Circo e Teatro, no pátio do Senac Botucatu. Na sexta-feira, dia 14/9, a Cia Benedita na Estrada apresentará o espetáculo de contação de história Diversifica, das 10 às 11 horas; e das 19 às 22 horas, será a vez do Sarau, que terá palco aberto para artistas e a população.

 

Serviço:

Semana das Artes

Data: de 10 a 14 de setembro de 2018

Participação gratuita

Oficina – O Corpo e a Cidade: ações performáticas no corpo de Botucatu

Data: 10 de setembro de 2018

Horário: segunda-feira, das 14 às 18 horas

Local: Teatro Municipal de Botucatu, praça Coronel Rafael de Moura Campos, 27 – Centro

Para participar, é recomendável ter preparo físico e vestir roupas confortáveis

 

Oficina – Mandala Coletiva

Data: dias 11 e 13 de setembro de 2018

Horário: terça-feira e quinta-feira, das 14 às 17 horas

Oficina – Quem é o Palhaço Aqui, e Agora?

Data: dias 11 e 12 de setembro de 2018

Horário: terça-feira e quarta-feira, das 14 às 17 horas

Local: Teatro Municipal de Botucatu, praça Coronel Rafael de Moura Campos, 27 – Centro

 

Oficina de Fotografia – Olhar a Cidade com Outros Pontos de Vista

Data: dias 11 e 12 de setembro de 2018

Horário: terça-feira e quarta-feira, das 14 às 18 horas

Saída do Senac Botucatu, com percurso à pé até o centro histórico

 

Espetáculo – Parece que Chove Mais

Data: 12 de setembro de 2018

Horário: quarta-feira, das 20 às 21 horas

A bailarina Luiza Pinto apresenta o espetáculo de dança que atravessa a poética presente em O Guardador de Rebanhos, de Alberto Caeiro, para levar por meio da dança, uma compreensão que ultrapasse o pensamento.

Local: Teatro Municipal de Botucatu, Praça Coronel Rafael de Moura Campos, 27 – Centro

 

Oficina de Graffiti

Data: 13 de setembro de 2018

Horário: quinta-feira, das 8 às 12 horas 

Espetáculo – Acorda, Januário!

Data: 13 de setembro de 2018

Horário: quinta-feira, das 19 às 20 horas

Apresentado pela Cia Beira Serra de Circo e Teatro, o espetáculo conta com a direção de Ronaldo Aguiar e do ator Fernando Vasques. A peça é sobre a história de Januário, que tem em sua essência a realização de tarefas simples, mas que com a complexidade da vida acaba vislumbrando encantamento pelas coisas.

Contação de história – Diversifica

Data: 14 de setembro de 2018

Horário: sexta-feira, das 10 às 11 horas

Com apresentação da Cia Benedita na Estrada, dos atores Bruno Dutra e Mirna Rolim, o espetáculo propõe uma reflexão leve e divertida a respeito da diversidade, das diferentes maneiras de ser; é destinado para crianças a partir de quatro anos de idade.

Sarau

Data: 14 de setembro de 2018

Horário: sexta-feira, das 19 às 22 horas

Palco aberto para manifestações artísticas de música, poesia e performances.

Local: Senac Botucatu

Endereço: Rua Dr. Rafael Sampaio, 85, Boa Vista – Botucatu/SP

Informações: www.sp.senac.br/botucatu

Sobre Flavio Fogueral