Mulheres de Botucatu podem procurar Unidades de Saúde para realizarem mamografia e ultrassons gratuitos

As mulheres interessadas em fazer o exame de mamografia devem procurar uma unidade de saúde

da Prefeitura de Botucatu

Ao longo do mês de outubro, todas as Unidades de Saúde de Botucatu irão desenvolver ações de prevenção e orientação sobre câncer de mama. O “Outubro Rosa” botucatuense, campanha que difunde a importância da prevenção do câncer de mama, tem como principal ação um encaminhamento mais rápido de mulheres com mais de 40 anos, para realizarem o exame de mamografia junto ao Centro de Diagnósticos de Doenças de Mama.

“Realizamos durante o mês de setembro uma capacitação dos nossos profissionais sobre o rastreamento do Câncer de Mama. Dessa forma, eles estão ainda mais preparados para auxiliar as mulheres botucatuenses com orientações sobre a necessidade do exame de prevenção”, explica André Spadaro, Secretário Municipal de Saúde.

As mulheres interessadas em fazer o exame de mamografia devem procurar uma unidade de saúde e solicitar o encaminhamento para o Centro de Doenças da Mama.

Desde o mês de abril deste ano, um convênio entre a Prefeitura e o Centro da Mama tem realizado aproximadamente 600 mamografias todos os meses. Além disso, mais 100 ultrassons e 180 ultrassons obstétricos são realizados mensalmente no Centro, de forma gratuita. O investimento do Poder Público Municipal é de quase R$ 700 mil reais anuais.

Neste mês de outubro, em caráter especial, o Centro da Mama está preparado para realizar até 1,5 mil mamografias.

Em 2018, o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima que surgiram cerca de 57,7 mil novos casos de câncer de mama no Brasil, com quase 15 mil óbitos. O câncer de mama, quando diagnosticado precocemente, possui uma taxa de cura próxima a 100% e requer tratamentos mais simples.

Serviço:

Secretária Municipal de Saúde
Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores
Telefone: 3811-1100