Prefeitura lança campanha contra esmolas no município

A campanha tem como foco inibir a entrega de dinheiro principalmente a adultos

da Prefeitura de Botucatu

A Secretaria de Assistência Social de Botucatu lançou nesta quinta-feira, 18, a campanha “Não dê esmola – Dê algo que vale mais que o dinheiro: Esperança”. A campanha tem como objetivo incentivar a população a não dar dinheiro às pessoas em situação de vulnerabilidade social e assim diminuir a incidência de moradores de rua no Município.

“Botucatu é uma cidade muito solidária e que atrai pessoas em situação de vulnerabilidade para viver nas ruas, sem condições dignas de moradia. O que queremos com essa campanha, é que elas voltam a integrar suas famílias e o convívio em sociedade. Para isso, queremos que a população contribua conosco nesta ação”, explica Silvia Fumes Carvalho, Secretaria de Assistência Social.

A campanha tem como foco inibir a entrega de dinheiro principalmente a adultos. Qualquer pessoa pode contribuir acionando os serviços assistências quando se deparar com esta situação. De segunda a sexta-feira, das 8 às 18 horas, o Espaço Acolhedor pode ser acionado pelo telefone 3811-1421, e no período noturno e finais de semana, a Guarda Civil Municipal pode ser chamada pelo telefone 199.

“Quando nós damos esmolas, nós contribuímos para que essa pessoa permaneça em situação de rua. Os danos são muito maiores do que a ajuda. Se a pessoa se comove com uma situação, o ideal é sempre acionar os serviços assistências, e nós iremos realizar o atendimento e ajudar na reintegração desse cidadão”, completa Silvia Fumes.

Para atender as pessoas em vulnerabilidade social, o Município tem uma ampla rede de serviços gratuitos, como os Centros de Referência a Assistência Social (CRAS), o Centro de Referência Especializado em Assistência Social (CREAS), as Unidades de Atendimento às Famílias, além do Espaço Acolhedor.

Confira os endereços e telefones dos serviços assistenciais:

Centros de Referência a Assistência Social (CRAS)

CRAS Sul: Avenida Mário Barbiéris, 470 – Cohab I;

CRAS Leste: Rua Domingos Cariola, s/n – Jardim Ciranda;

CRAS Oeste: Rua Caetano Vidotto, 231 – Rubião Júnior;

CRAS Norte: Rua Hermínio Marcos Calonego, 28 – Jardim Panorama;

CRAS Central: Rua Sete de Setembro, 198 – Jardim Central.

Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS): Rua Silva Jardim, 395 – Centro.

Espaço Acolhedor: Avenida Paula Vieira, 489 – Vila Ema.

Unidades de Atendimento às Famílias:

– Avenida Brasil, 263 – Parque Imperial;

– Rua João Guimarães Carmelo, 180 – Jardim Aeroporto.

Serviço:

Secretaria de Assistência Social

Rua Velho Cardoso, 338 – Centro

Telefone: 3814-5181

Guarda Civil Municipal

Telefone: 199