Trabalho desenvolvido na FMVZ é premiado em evento internacional

O evento reuniu cerca de 700 participantes

da Assessoria

Um trabalho científico desenvolvido na Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Unesp, câmpus de Botucatu, foi premiado como o melhor na área de Suínos durante a oitava edição do Congresso Latino-Americano de Nutrição Animal (VIII Clana), realizado de 16 a 18 de outubro, em Campinas/SP.

O trabalho premiado, intitulado “Expressão gênica do SGLT1 no jejuno de leitões desmamados alimentados com dietas contendo palatabilizantes”, faz parte da dissertação de mestrado de Vinícius Ricardo Cambito de Paula, orientado pelo professor Dirlei Antonio Berto e coorientado pelo professor Marcos Lívio Panhoza Tse e defendida junto ao Programa de Pós-Graduação em Zootecnia da FMVZ.

O Clana é promovido conjuntamente pelo Colégio Brasileiro de Nutrição Animal (CBNA) e Associação Mexicana de Especialistas em Nutrição Animal (Amena). O evento é um encontro bienal cuja realização ocorre alternadamente no México e Brasil, com o objetivo de promover o debate sobre as mais recentes pesquisas e tendências da nutrição animal, com a participação dos principais especialistas de vários países.

Com o tema “Nutrição Animal e Produção Sustentável de Alimentos“, o evento abordou nutrição animal e qualidade dos alimentos de aves poedeiras, frangos de corte, suínos, vacas leiteiras e gado de corte. Dentre os temas de destaque nessa edição do Clana estiveram: Nutrição animal para a máxima longevidade e produtividade, para a produção 4.0, para o bem-estar animal, para fortalecer o sistema imunológico dos animais e para minimizar o impacto ambiental da produção.

O evento reuniu cerca de 700 participantes, entre médicos veterinários, zootecnistas, produtores, profissionais da agroindústria, pesquisadores, empresários e representantes das principais empresas do setor.