Botucatu intensificará testes de AIDS e sífilis durante a Campanha Fique Sabendo

Os testes gratuitos podem ser feitos em qualquer unidade de saúde do Município

da Prefeitura de Botucatu

Entre os dias 19 de novembro e 1º de dezembro, a Secretaria de Saúde de Botucatu, por meio do Programa Municipal DST/AIDS em parceria com a Organização Social Pirangi, realizará a Campanha Fique Sabendo. A ação é uma iniciativa do Programa Estadual de DST/AIDS para testagem do HIV e da sífilis.

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, a AIDS está entre as cinco principais causas de morte entre homens e mulheres de 25 e 34 anos de idade em São Paulo. A Campanha desse ano pretende destacar a importância do diagnóstico precoce, principalmente entre jovens.

A Campanha Fique Sabendo surgiu há 11 anos como forma de celebrar o Dia Mundial de Luta Contra a AIDS. Em Botucatu, ao longo de todo o ano, as 20 unidades de saúde do Município e também o Espaço Saúde, ao lado do SAMU192, oferecem o teste rápido de HIV e sífilis, além do suporte, tratamento e acompanhamento dos pacientes. Durante a campanha, as ações serão intensificadas. Além das unidades de saúde, o Programa Municipal DST/AIDS realizará testes gratuitos a população em dois sábados, 24 de novembro e 01 de dezembro, na Praça do Bosque, das 9 horas às 12h30.

HIV e sífilis

O HIV é o vírus que causa a AIDS, doença que afeta o sistema imunológico e que em muitas vezes os sintomas demoram a aparecer. Assim a pessoa com o vírus, mesmo não doente, transmite a AIDS por meio de relação sexual sem preservativo, por isso a importância de realizar o teste. A AIDS tem tratamento gratuito por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e se realizado corretamente, aumenta a qualidade de vida do portador do vírus.

Já a sífilis é uma doença que tem tratamento e cura, porém a pessoa com a doença precisa seguir corretamente as orientações dos profissionais de saúde, pois o tratamento é bem criterioso e o acompanhamento pode durar dois anos.

Os testes gratuitos podem ser feitos em qualquer unidade de saúde do Município.

Mais informações:

Campanha Fique Sabendo 2018

Programa Municipal DST/AIDS – Secretaria Municipal de Saúde

Rua Major Matheus, 07 – Vila dos Lavradores

Telefone: (14) 3811-1125