IB Botucatu mantém conceitos altos no Guia do Estudante

Ciências Biológicas e Biomédicas conquistam 5 estrelas; Nutrição e Física Médica garantem 4 estrelas

da Assessoria

O Instituto de Biociências da Unesp Botucatu continua com seus cursos de graduação muito bem avaliados pelo Guia do Estudante, tradicional publicação da Editora Abril especializada no Ensino Superior. Na edição deste ano, que já está nas bancas, os cursos de Ciências Biológicas (Bacharelado e Licenciatura) e Ciências Biomédicas obtiveram conceito cinco estrelas (excelente). Enquanto que Nutrição e Física Médica, quatro estrelas (muito bom).

Corpo Docente, Projeto Pedagógico e Infraestrutura são os pilares básicos de avaliação feita pelo Guia, que utiliza informações repassadas pelos coordenadores dos cursos. Além de pesquisa de opinião realizada com outros professores (pareceristas) cadastrados.

“O Guia do Estudante continua sendo uma das principais referências aos estudantes de todo País, que buscam um curso superior de qualidade. Claro que essas boas avaliações nos enchem de orgulho, mas também estimulam a mantermos o foco na qualidade do nosso ensino. Fazendo uma contínua e criteriosa auto análise no que realmente podemos melhorar na formação de nossos profissionais ”, afirma o diretor do IB de Botucatu, Prof. Dr. Cesar Martins.

Sobre o IB Botucatu

O Instituto de Biociências, unidade universitária da Unesp, integrante do câmpus de Botucatu, com origem na antiga Faculdade de Ciências Médicas e Biológicas de Botucatu (FCMBB), completou 55 anos em 2018.

Das 600 vagas disponibilizadas pelas unidades da Unesp Botucatu, a cada vestibular, 190 são do IBB. Somadas as turmas de todos os cursos, a instituição chega a ter mais de 1 mil alunos apenas na graduação [Ciências Biológicas – Bacharelado e Licenciatura; Nutrição; Ciências Biomédicas e Física Médica]. Sem falar nos pouco mais de 400 estudantes distribuídos nos sete programas de pós-graduação que mantém [Biologia Geral e Aplicada, Biometria, Biotecnologia, Botânica, Genética, Zoologia, Farmacologia e Biotecnologia].

O Instituto de Biociências é responsável, ainda, pelo auxílio na graduação de 800 alunos das demais unidades da Unesp instaladas em Botucatu (Faculdade de Ciências Agronômicas – FCA, Faculdade de Medicina – FMB, e Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia – FMVZ), onde seus docentes são responsáveis pelas disciplinas básicas.

Sua estrutura conta com: 13 departamentos de ensino (Anatomia, Bioestatística, Botânica, Educação, Farmacologia, Física e Biofísica, Fisiologia, Genética, Microbiologia e Imunologia, Morfologia, Parasitologia, Química e Bioquímica e Zoologia); três unidades auxiliares (Centro de Assistência Toxicológica – Ceatox; Centro de Isótopos Estáveis – CIE; e o Centro de Microscopia Eletrônica – CME), além de um Jardim Botânico com área total de 184.860 m², onde são realizados projetos de pesquisa, ensino e extensão.