Região contará com centro gratuito de atendimento veterinário

Os atendimentos veterinários são gratuitos e realizados por ordem de chegada

da Redação com Prefeitura de Lençóis Paulista

Ocorreu no sábado, 12, a inauguração do Centro Municipal de Atendimento Veterinário Ana Gabriela Toniolo, em Lençóis Paulista. Com a inauguração, o município desenvolverá um trabalho integrado e de referência na área de proteção animal.

O novo espaço reunirá as equipes do Centro Municipal, Canil Natália Placca Ticianelli, Gatil Isabela Placca Ticianelli, espaços inaugurados em dezembro, e a unidade do Castra Móvel que está em processo de regulamentação junto ao Conselho Regional de Medicina Veterinária.

O Centro de Atendimento Veterinário vai disponibilizar consultas veterinárias, exames (leishmaniose) e cirurgias de castração. Os atendimentos veterinários são gratuitos e realizados por ordem de chegada, das 13h às 17h, no centro localizado na Rua Cândido Alvim de Paula, 445, ao lado da Unidade de Saúde do Jardim Ubirama. Já os procedimentos de castração serão agendados pela Secretaria de Saúde e realizados no local, no período da manhã.

O Canil e Gatil Municipal são utilizados como abrigo de animais errantes doentes, atropelados, prenhes e filhotes. A gestão dos espaços (Centro de Atendimento, Canil, Gatil e Unidade do Castra Móvel) será da Coordenadoria de Proteção Animal, ligada a Secretaria de Saúde. A partir do mês de fevereiro, a Coordenadoria vai promover regularmente a feira para adoção de cães e gatos.

Compromisso com a causa animal

O Centro de Atendimento Veterinário leva o nome da estudante de Direito Ana Gabriela Toniolo, que faleceu em maio de 2018, com apenas 22 anos. Sua paixão e preocupação com os animais era demonstrada todos os dias através da prestação de socorro, resgate, tratamento veterinário, busca por adotantes para os animais em situação de rua e abandonados, e combate aos maus tratos. Exemplo de solidariedade e responsabilidade social, Ana Gabriela não media esforços para ajudar pessoalmente cada animal acolhido, buscando também sensibilizar e mobilizar as pessoas a colaborar com estas ações.