Registrar marca em Botucatu ficou mais fácil

A Zênite desenvolveu uma forma de trabalho que visa facilitar o procedimento para empresário

da Redação

Para quem ainda não sabe, registrar uma marca é a forma de torná-la exclusiva em todo o território nacional. Essa exclusividade é válida para a atividade exercida pela sua marca.

Para exemplificar, imaginemos que a marca XYZ é registrada para a atividade de escola de idiomas. Essa marca (XYZ) será exclusiva de seu titular para usar no ramo de educação, não podendo ser copiada dentro desse segmento.
Isso porque a ideia do legislador ao editar a lei 9.279, que trata da proteção de marcas, foi de evitar que o consumidor fosse levado a erro, ou seja, que ele confundisse uma marca com outra.

Mas se você atua em mais de uma atividade fique tranquilo, pois é possível registrar em mais de uma classificação.

Como registrar uma marca

O registro da marca é feito perante o INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), autarquia federal responsável por esse procedimento. Atualmente o registro é feito por um procedimento administrativo 100% online, utilizando-se o e-marcas.

Paulo Rebello: “É importante tomar muito cuidado na hora de recolher essa última taxa, pois perder o prazo legal para recolhimento pode arruinar todo o processo”.

Esse procedimento leva em média 18 meses, considerando todas as etapas do processo. Nesses 18 meses ele passa por várias fases. Cada uma das fases do processo exige algum tipo de manifestação e a maioria delas o recolhimento de alguma taxa.

O primeiro passo para iniciar o processo de registro de uma marca é saber se ela é realmente registrável. Isso pode ser descoberto por meio de uma pesquisa de anterioridade, comumente chamada de consulta de marca. Essa consulta pode ser feita diretamente pelo usuário no site do INPI, mas é muito recomendável que seja feita por um profissional. A parte boa é que essa consulta é na maior parte das vezes gratuita. Caso queira fazer uma consulta gratuita com a Zênite Marcas basta clicar aqui.

Feito isso, se a marca estiver livre deverá ser feito o depósito dela no INPI, e então ela fica aguardando exame formal.

O exame formal analisa se o depósito foi feito da forma correta, e caso tenha sido a marca será então publicada na revista oficial (RPI – Revista da Propriedade Industrial).

As RPIs são publicadas semanalmente às terças-feiras. Após publicada a marca, ela fica aguardando apresentação de oposição por 60 dias. Esse é o prazo que terceiros têm para se oporem ao seu processo de registro de marca. Caso alguém apresente oposição, você terá igualmente um prazo de 60 dias para se defender.

Feito isso, com ou sem oposição, o processo irá para exame de mérito. Essa é a fase mais demorada do registro, pois é nela que um examinador do INPI vai analisar sua tentativa de registro e despachar pelo deferimento ou indeferimento do pedido.

Por fim, no caso de deferimento, será necessário recolher uma taxa de Primeiro Decênio e Expedição do Certificado. Com isso o INPI expedirá um certificado válido por 10 anos e que pode ser renovado a cada período por outro igualmente de 10 anos.

“É importante tomar muito cuidado na hora de recolher essa última taxa, pois perder o prazo legal para recolhimento pode arruinar todo o processo”, acrescenta Paulo Rebello, advogado da Zênite Marcas.

As estatísticas demonstram que a maior parte de processos feitos sem o auxílio de uma boa assessoria são extintos, após deferidos, justamente pela falta de recolhimento da taxa de primeiro decênio.

Ananda Morales: “Não vendemos registro de marca, mas sim oferecemos aos empresários uma forma simples, rápida e segura de proteger e fortalecer sua empresa”

Assessoria especializada em Botucatu

Para quem tem negócios em Botucatu (ou em qualquer outro lugar do Brasil) registrar sua marca ficou mais fácil. Isso porque a Zênite desenvolveu uma forma de trabalho que visa justamente facilitar o procedimento para empresário que ele possa tomar conta de seu negócio de forma mais tranquila. “Costumo dizer que não vendemos registro de marca, mas sim oferecemos aos empresários uma forma simples, rápida e segura de proteger e fortalecer sua empresa”, diz Ananda Morales.

Ao contratar a assessoria especializada em Botucatu, o empresário não precisa se preocupar com absolutamente nada. A Zênite Marcas cuida de tudo: desde o pagamento das guias, prazos e manifestações. “Nossa forma de trabalho é simples, pois tomamos conta de absolutamente tudo. Inclusive as taxas, que normalmente é o empresário quem recolhe, nós tomamos conta. Não é necessário que o titular da marca faça realmente nada no processo, pois nós faremos o processo e recolheremos todas as guias, até o final, sem nenhum tipo de cobrança adicional por isso”, complementa Ananda.

A forma de trabalho para registrar uma marca adotada pela Zênite é realmente inovadora, pois leva transparência à quem contrata. O empresário saberá desde o início até o final o correto investimento que fará para registrar a marca. E o melhor, contará com a assessoria da Zênite até o final sem pagar nenhum tipo de anuidade, mensalidade ou manutenção.

Se quiser conhecer um pouco mais sobre a Zênite basta acessar o site da empresa no endereço https://zenitemarcas.com.br.