Semáforo é instalado para disciplinar trecho perigoso na Dante Delmanto

O dispositivo funcionará em caráter experimental já a partir desta terça-feira, 2

por Flávio Fogueral

Um dos cruzamentos com maior número de acidentes em Botucatu, o trecho compreendido entre a Avenida Deputado Dante e a Rua Silvestre Bartoli receberá mais ações para disciplinar o fluxo de veículos e pedestres. É o que pretende a Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria de Infraestrutura, ao instalar um semáforo e faixa de travessia na região.

O dispositivo funcionará em caráter experimental já a partir desta terça-feira, 2, para após ser acionado em definitivo. Contará com sistema de três tempos, a fim de ordenar o fluxo de quem trafega pelos dois sentidos da avenida, sendo um dos principais corredores comerciais e empresariais da Cidade, além de interligar regiões como o câmpus da Unesp e a zona urbana. O cruzamento é um dos mais movimentados de Botucatu por permitir o acesso a bairros como o Jardim Itamaraty, Jardim Continental, entre outros.

O trecho, inclusive, é cenário frequente de acidentes, muitos graves e com vítimas. Na sexta-feira (29), enquanto a equipe do Leia Notícias esteve na avenida Deputado Dante Delmanto, diversos motoristas protagonizaram situações de risco, tanto para quem trafega quanto a quem atravessa a pista. Lembrando que a poucos metros há outro semáforo, em frente ao Café Tesouro.

Segundo Rodrigo Fumis, assessor especial para assuntos do transporte da Secretaria de Infraestrutura (antiga Semutran), a implantação do semáforo vem a sanar um dos principais problemas causados pelo crescimento da região. “A função principal é o ordenamento de fluxos, principalmente o de retorno do campus da Unesp, em Rubião Júnior e que segue para a região do Jardim Itamaraty. A Avenida Dante Delmanto, com o passar dos anos, se transformou em uma via de alto fluxo e de ligação entre regiões, e por isso, chegou a hora de utilizarmos esse equipamento para garantir uma maior segurança a condutores e pedestres”, afirma.

As placas de trânsito da região também serão trocadas para o aviso do dispositivo e da velocidade da via, cujo limite máximo é de 50 quilômetros por hora. Com o novo semáforo instalado no cruzamento da Dante Delmanto com a Silvestre Bartoli, Botucatu passa a contar com 37 dispositivos para o controle de fluxo de veículos.