Professora da Medicina da Unesp organiza simpósio internacional sobre fraturas

O evento é voltado para profissionais das diversas áreas de saúde

da Assessoria

Nos dias 12 e 13 de abril, no Hospital Samaritano, em São Paulo, será realizado o I Simpósio Fragility Fracture Network Brasil (FFN Br). A FFN é uma organização global fundada em 2011, com sede na Suíça, que tem como objetivo principal criar uma rede multidisciplinar de especialistas para melhorar o tratamento e a prevenção de fraturas por fragilidade. Nesse simpósio será fundada a FFN Brasil, primeira regional da América Latina, e a Dra Adriana Machado, médica geriatra vinculada ao Departamento de Clínica Médica da FMB, será a presidente da organização.

Abordagem do idoso com fratura por fragilidade óssea, controvérsias em fratura de fêmur, fratura vertebral, prevenção secundária, discussão de casos clínicos são alguns do temas que serão abordados no Simpósio. O professor inglês David Marsh e a Drª Adriana Machado, farão a abertura do evento e serão os responsáveis por traçar um panorama global e nacional das fraturas por fragilidade.

“Vários trabalhos mostram que projeções para as próximas décadas indicam um boom de fraturas de fêmur em todo o globo e a América Latina será particularmente afetada, sofrendo um aumento em até seis vezes na incidência dessas fraturas. Essa é uma condição clínica que traz grande ônus ao paciente, pois frequentemente compromete sua independência e tem alta mortalidade no ano que se segue à fratura. É também uma doença muito cara para a saúde pública. No entanto, podemos evitar uma parcela dessas fraturas com estratégias adequadas”, explica a médica da FMB.

O evento é voltado para profissionais das diversas áreas de saúde – médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos e assistentes sociais. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo link: https://www.sympla.com.br/i-simposio-fragility-fracture-network-brasil-e-nucleo-de-ortopedia-do-hospital-samaritano__449342  

Sobre Flavio Fogueral