Personagens históricos de Botucatu se transformam em figurinhas

Primeira edição traz 50 figurinhas auto adesivas de pessoas conhecidas no município

por Flávio Fogueral

Construir a história de Botucatu requer o empenho e a perseverança de um povo. Algumas pessoas, no entanto, se destacam pela forte personalidade e liderança. Não foram poucos (as) os (as) que batalharam para transformar a Cidade em referência nos esportes, na economia, política, cultura, entre muitas outras áreas. 

Álbum pode ser adquirido sob encomenda

Eternizar tais personalidades é o intuito da publicação “Personagens de Botucatu em figurinhas”, idealizada pela jornalista Adriana Donini e que traz o resgate histórico de quem contribuiu para o desenvolvimento botucatuense. Lançado em abril, esta primeira edição traz 50 figurinhas auto adesivas de pessoas conhecidas no município, principalmente, entre as décadas de 1970 e 1990.

“A história de uma cidade é construída a partir de várias pessoas e de suas ações. Neste álbum de figurinhas estão imagens e breve trajetória de alguns personagens que se destacaram em Botucatu por suas atuações nos âmbitos profissional e social, mais evidenciadas, principalmente, nas décadas de 1970 a 1990”, explica Adriana.

Entre algumas personalidades estão o escritor Hernâni Donato, a carnavalesca Cecília Peroba, além dos empresários e comerciantes Jacques Zumerkorn, João Bosco, Mário Sartor e João Pilan. Junto com as fotografias, o álbum também trará uma pequena biografia das pessoas homenageadas.

As próprias páginas do álbum são uma atração adicional. Imagens de locais históricos e simbólicos de Botucatu como a Escola Estadual Cardoso de Almeida (EECA), Teatro Municipal Camillo Fernandez Dinucci e a própria Rua Amando de Barros ilustram e completam o resgate histórico.

“A intenção é que quem interagiu com esses moradores de Botucatu possa recordar a convivência e que as novas gerações tenham a oportunidade de conhecer, de maneira lúdica, a dinâmica da cidade e de seus atores em outras décadas”, frisou a jornalista.

Adriana salienta que já há pesquisa de mais personalidades para compor edições futuras do álbum. “Há várias outras pessoas que foram e são fundamentais em diversos setores do cotidiano botucatuense e não estão presentes nesta edição, mas que pretendemos incluir em publicações futuras”, completa a autora.

O álbum será comercializado em pacote fechado, com as 50 figurinhas. Os pedidos podem ser feitos pelo e-mail: [email protected]