Parque Tecnológico inaugura cluster na área de TI

O Cluster TI ficará sob a condução de uma diretoria regional da Asserti

da Assessoria

O Parque Tecnológico Botucatu foi palco na noite desta última terça (7) do lançamento do Cluster TI de Botucatu e região. O evento contou com palestras voltadas ao setor e foi prestigiado por empresários, profissionais e estudantes da área de tecnologia, que se fortalece ainda mais com a criação deste cluster inicialmente formado por 11 empresas (veja abaixo).

Entre os benefícios que podem ser gerados com a criação do cluster estão: buscar facilitar a obtenção de incentivos governamentais ou privados; apoiar entidades parceiras e incubadoras tecnológicas; promover a certificação de produtos, serviços e ações de capacitação profissional; entre outros.

O Cluster TI ficará sob a condução de uma diretoria regional da Asserti (Associação de Empresas de Serviços de Tecnologia da Informação), formada também por empresários locais. Formalizada em 2012, em Marília, a Asserti ajuda a fomentar o empreendedorismo no setor TI. Hoje, para se ter ideia, possui cerca de 120 empresas associadas.

“Em Marília somos gestores do APL (Arranjo Produtivo Local) de Base Tecnológica, reconhecida pelo Governo do Estado. Temos uma incubadora com aproximadamente 50 empresas e o CiTEC (Centro de Inovação Tecnológica). Além disso conseguimos reduzir de 5% para 2% o ISS de prestação de Serviço na área de TI e criar a Lei de Incentivo Municipal em TI. E tudo isso só foi possível por causa dessa união provocada pelo associativismo”, comenta Milton Breda, vice-presidente da Asserti.

Mercado

Mas para abastecer todo esse mercado é preciso profissionais altamente capacitados. Neste sentido, a Fatec (Faculdade de Tecnologia) de Botucatu é outro parceiro que terá papel importante neste processo. Por semestre, a instituição chega a ofertar 80 vagas para o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas, um dos mais concorridos da unidade.

“Acreditamos que a formação dos tecnólogos em ADS seja um fator diferencial para o cluster regional, atendendo suas demandas por profissionais capacitados e permitindo seu contínuo crescimento. A criação do cluster em muito contribuirá com o fortalecimento do setor de TI na região”, enfatiza o diretor da Fatec Botucatu, Prof. Celso Fernandes Joaquim Junior.

Empresas, startups ou mesmo empreendedores individuais da área de TI, interessados em fazer parte do Cluster de Botucatu e região podem enviar e-mail ao Parque Tecnológico Botucatu [[email protected]parquetecnologicobotucatu.org.br]. Mais informações também pelo site da Asserti [http://asserti.org].

Sobre clusters

São aglomerações de empresas e instituições de vários portes e características, de uma mesma área ou segmento de negócio, geograficamente concentradas, onde os atores se relacionam e interagem por meio de elementos comuns e complementares, visando a ganhos de eficiência e maior competitividade.

Além da área de TI, o Parque Tecnológico Botucatu conta também com clusters na cadeia de empresas Aeroespacial e na área de Bioprocessos e Biotecnologia.

Mais informações

Parque Tecnológico Botucatu

Rodovia Gastão Dal Farra km, 7+184m

Tel.: (14) 3813-4659

E-mail: [email protected]parquetecnologicobotucatu.org.br

Site: http://parquebtu.org.br/