Vereador solicita abertura de unidades de saúde em finais de semana e feriados

O pedido foi aprovado em plenário

da Câmara de Botucatu

Os assuntos envolvendo a saúde pública sempre ganham bastante repercussão na cidade e frequentemente os vereadores procuram o Poder Executivo em busca de medidas que garantam melhorias na área. Na última sessão ordinária realizada na Câmara Municipal de Botucatu, o vereador Izaias Colino [PSDB] solicitou oficialmente a abertura de algumas unidades de saúde em horários e datas alternativas. O pedido foi aprovado em plenário.
Buscando melhorias para o tema, o vereador direcionou seu requerimento ao atual secretário municipal de Saúde, Dr. André Gasparini Spadaro. O pedido é para que o responsável pela pasta analise a possibilidade e informe ao legislador sobre a real possibilidade de abrir algumas Unidades de Saúde do município aos finais de semana e feriados, de modo a atender casos de menor complexidade, melhorando e agilizando o atendimento à toda população.
Em seu pedido, Colino lembra que recentemente a Prefeitura Municipal determinou a abertura de algumas das principais unidades de Saúde até as 22 horas, ampliando seu funcionamento com o intuito de atender melhor a população e, eventualmente, diminuir o fluxo de pacientes no Pronto Socorro Adulto. Essas determinações inclusive foram divulgadas para a mídia, de forma a melhorar o atendimento.
De acordo com o vereador, a ampliação do funcionamento para todos os dias da semana auxiliaria ainda mais na otimização do serviço prestado. “Observa-se que aos finais de semana e feriados, a abertura das Unidades de Saúde não tem acontecido, o que, por coincidência ou não, tem causado grandes filas para o atendimento no Pronto Socorro Adulto. Recentemente somos procurados por munícipes que sofrem com os atrasos no Pronto Socorro, situação que poderia ser amenizada com essa medida”, afirma Colino.