Indústria na região recupera nível de empregabilidade em abril

No período foram criadas 350 novas vagas de trabalho no setor, alta de 0,95%

por Flávio Fogueral

As empresas do segmento industrial voltaram a apresentar geração positiva de empregos em abril, conforme levantamento divulgado em 15 de maio pela Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp) e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (Ciesp). No período foram criadas 350 novas vagas de trabalho no setor, alta de 0,95% em comparação com o mês anterior.

O indicador de emprego na indústria é uma prévia dos resultados totais nos níveis de emprego e desemprego que são divulgados pelo Ministério da Economia. Neste contexto, a regional de Botucatu é a 9ª com o melhor desempenho dentro do Ciesp e da Fiesp.

Nos cinco meses do ano foram gerados 1200 postos de trabalho, tendo acumulado positivo de 3,59%. Já nos últimos 12 meses, o acumulado é de 1,99%, representando um aumento de aproximadamente 700 empregos.

As atividades que mais concentraram admissões foram as de Celulose e Produtos de Papel (3,84), Produtos Alimentícios (1,92%); Veículos Automotores e Autopeças (0,82%); Produtos de Madeira (0,43%) e Produtos de Borracha e de Material Plástico (0,40%).

Em contrapartida, os setores que mais demitiram foram os de Máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-1,96%), produtos de metal (-1,53%) e Biocombustíveis (-0,63%).

A regional do Ciesp, em Botucatu, agrega parque industrial diversificado que atendem às características de suas sedes. Entre as localidades pertencentes à divisão administrativa da entidade estão Avaré, Lençóis Paulista, São Manuel, Pardinho, Bofete, Conchas, Anhembi, Pratânia, Santa Cruz do Rio Pardo, Itatinga, por exemplo.