Museu Histórico e Pedagógico recebe o 4º Encontro Regional de Museus

A atividade é gratuita e haverá emissão de certificado

da Prefeitura de Botucatu

O Museu Histórico e Pedagógico “Francisco Blasi” recebe, no próximo dia 10 de junho, o 4º Encontro Regional de Museus. O encontro é parte das ações de articulação da Representação Regional Sorocaba – SISEM SP e visa integrar as instituições museológicas com objetivo de fomentar discussões sobre políticas públicas para os museus, além de contribuir com a formação e qualificação dos profissionais que atuam nas instituições.

O Encontro se inicia com as discussões de trabalho da RR Sorocaba, sendo o Planejamento para o EPMi Sorocaba (Encontro Paulista de Museus Itinerante), Bate papo sobre o PNEM – Política Nacional de Educação Museal e Palavra Aberta para encaminhamento de demandas. Após o almoço, haverá uma formação sobre Museus e a Educação em Direitos Humanos, oferecida pelo Memorial da Resistência.

A atividade é gratuita e haverá emissão de certificado.

Confira abaixo a programação completa:

9h30 – Recepção e Café

10h- Planejamento para o EPMi Sorocaba

11h- Bate papo sobre o PNEM – Política Nacional de Educação Museal

12h- Palavra Aberta e Encaminhamento de Demandas

12h30 – Almoço

14h- Museus e a Educação em Direitos Humanos – Roda de Conversa e Oficina oferecida Memorial da Resistência.

16h30 – Término

Sobre o SISEM SP e a RR Sorocaba

 O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), instância da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, congrega e articula os museus paulistas, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico do Estado. Para compartilhar e debater os objetivos estratégicos setoriais e mobilizar as diferentes regiões do Estado, o SISEM-SP conta com um Grupo de Trabalho composto por 35 representantes regionais titulares e 35 representantes regionais suplentes, divididos em 24 representações regionais.

Integram a Regional Sorocaba as seguintes cidades, totalizando 47: Águas de Santa Bárbara; Alambari;  Alumínio; Anhembi; Araçariguama; Araçoiaba da Serra; Areiópolis; Avaré; Bofete; Boituva; Botucatu; Capela do Alto; Cerqueira César; Cerquilho; Cesário Lange; Conchas; Guareí; Iaras; Ibiúna; Iperó; Itapetininga; Itatinga; Itu; Jumirim; Laranjal Paulista; Mairinque; Manduri; Pardinho; Pereiras;  Piedade; Pilar do Sul; Porangaba; Porto Feliz; Pratânia; Quadra; Salto; Salto de Pirapora; São  Manuel; São Miguel Arcanjo; São Roque; Sarapuí; Sorocaba; Tapiraí; Tatuí; Tietê; Torre de Pedra; Votorantim.