Unesp de Botucatu ministra curso para manejo de animais silvestres

Curso teve atividades teóricas, incluindo informações sobre biologia, segurança, características dos animais, transporte

da Prefeitura de Botucatu

O Centro de Medicina e Pesquisa em Animais Selvagens (Cempas) da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ), câmpus de Botucatu, ofereceu, nos dias 13 e 14 de junho, um curso sobre manejo e contenção de animais selvagens em situação de risco para um grupo de dez agentes da Vigilância Sanitária do município de São Manuel/SP.

Totalmente ministrado pela equipe do Cempas, o curso teve atividades teóricas, incluindo informações sobre biologia, segurança, características dos animais, transporte e manejo. Na parte prática, os agentes puderam tirar dúvidas, utilizar equipamentos e também realizar o manejo e a contenção de alguns animais.

Para a médica veterinária Laura Martins Caglione, da Prefeitura de São Manuel, destacou a importância do treinamento. “Estamos começando a formar o setor de Zoonoses em São Manuel e esse curso ajuda a capacitar nossos funcionários para tirar os animais de uma situação de risco da melhor forma para o animal e para a população. São atividades que fazemos praticamente diariamente, mas com o treinamento, poderemos executar esses procedimentos da melhor forma possível.”

Coordenador do Cempas, o professor Carlos Roberto Teixeira destaca os benefícios que a capacitação traz para todos os envolvidos em atividades de conservação da fauna silvestre. “É fundamental que quem atua nessa área domine as formas adequadas de captura, contenção, manejo e transporte de animais. O manejo correto colabora para que os animais não se firam, aumentando assim suas chances de salvamento ou diminuindo seu tempo de recuperação, se necessitarem de atendimento hospitalar. Além disso, as técnicas corretas de captura, contenção e manejo ajudam a garantir integridade física de quem executa esse trabalho”.