Definida programação para o Corpus Christi em São Manuel

O novo percurso contará, ao todo, com onze tapetes

da Prefeitura de São Manuel

Desde a última segunda-feira, dia 17, as equipes responsáveis iniciaram os trabalhos nas ruas onde serão confeccionados os desenhos em comemoração ao dia de Corpus Christi, festa tradicional que completa 71 anos em São Manuel.

O novo percurso contará, ao todo, com onze tapetes, sete passadeiras e dois altares, que abordarão o tema “Fraternidade e Políticas Públicas”, que está diretamente ligada com a Campanha da Fraternidade de 2019.

A temática visa chamar a atenção dos cristãos para o desenvolvimento de políticas públicas, ações e programas que garantem os direitos que são previstos na Constituição Federal e em outras leis.

Semelhante a última edição, o material utilizado em 2019 também terá a predominância da dolomita, minério tingido com pigmento a base d’água e com fácil aplicação, uma vez que não precisa de secagem, podendo ser tingido em dias de chuva, ao contrário dos materiais utilizados nos anos anteriores (bagaço de cana de açúcar) que se degradavam facilmente devido a estas condições.

Os enfeites dos tapetes e passadeiras poderão ser iniciados a partir da meia noite e serão confeccionados a partir da porta do Santuário de Santa Terezinha, seguindo pelas Ruas Duque de Caxias, Epitácio Pessoa, subindo a Cel. Joaquim Floriano, entrando pela 7 de Setembro, onde será montado o Altar Monumento.

Uma extensa praça de alimentação está montada em duas quadras das Avenida Irmãs Cintra desde o cruzamento com a Rua Duque de Caxias até a Irmãs Campos Silveira.

PROGRAMAÇÃO RELIGIOSA

A programação religiosa terá início às 10h com Missa no Santuário de Santa Terezinha, seguido da adoração ao Santíssimo Sacramento no Santuário Santa Terezinha das 11h às 14h30 e, por fim, as 15h, será celebrada Missa Campal ainda na praça do Santuário Santa Terezinha, seguida de procissão até o altar monumento, em frente à igreja Matriz de São Manuel, onde haverá a benção do santíssimo Sacramento.

Confira os nomes dos tapetes, passadeiras e altares que serão reproduzidos pelas equipes durante a celebração:

01. ALTAR MOR
“O Senhor é justo em seus caminhos, e Santo em tudo o que faz. O Senhor se aproxima dos que o invocam, daqueles que o invocam com sinceridade.” (SL 144, 17-18)
Responsáveis: Paróquia São Manuel, Paróquia Consolata e Paróquia Nossa Senhora Aparecida.
02. TAPETE: IMES-SM – INSTITUTO MUNICIPAL DE ENSINO SUPERIOR DE SÃO MANUEL
“Sião será remida pelo direito e seus convertidos, pela justiça.” (IS 1, 27)
Responsáveis: Clara Bonome Zeminian, Eduardo de Barros Filho, Elizabete Corrêa e Sandra Macedo.
03. PASSADEIRA: PARÓQUIA SÃO MANUEL
“O Senhor faz justiça, dá o direito aos oprimidos. Benzei ao Senhor todos os Seus anjos, valentes que cumpris suas ordens, sempre dóceis à sua palavra.” (SL 102, 6-20)
Responsáveis: Pe. Carlos Ferreira dos Santos e Maria Inês da Silva.
04. TAPETE: E. E. “DR. MANUEL JOSÉ CHAVES”
“Debaixo do sol, observei ainda o seguinte: A injustiça ocupa o lugar do direito e a iniquidade ocupa o lugar da justiça.” (ECL 3,16)
Responsáveis: Lucimara Aparecida Josepette Garcia, Maria Teresa Salaro de Almeida e Mara Matiazi Montiel.
05. PASSADEIRA: SANTUÁRIO NOSSA SENHORA APARECIDA
“Ai daqueles que fazem leis injustas, e dos escribas que redigem sentenças opressivas para afastar os pobres dos tribunais, e negar direitos aos fracos de meu povo.” (IS 10, 1-2)
Responsável: Valério Aparecido Simão.
06. TAPETE: E. E. “PROF. FRANCISCO DE OLIVEIRA FARACO”
“Quem segue a justiça e a misericórdia, achará vida, justiça e glória.” (PROV 21, 21)
Responsáveis: José Antônio Ortolan e Marcia Aparecida Pereira de Almeida.
07. PASSADEIRA: ETEC “DONA SEBASTIANA DE BARROS”
“Ele o firmará e o manterá pelo direito e pela justiça, desde agora e para sempre.” (IS 9-6)
Responsáveis: Célia Regina Bassetto Corazza e Sidney Augusto Naliato Grava.
08. TAPETE: INSTITUTO MIX
“A bondade e a fidelidade outra vez se irão unir, a justiça e a paz de novo se dará aos mãos. A verdade brotará da terra e a justiça olhará do alto do Céu.” (SL 84, 11-12)
Responsáveis: Rosiane Lopes e César Ricardo.
09. PASSADEIRA: DIRETORIA MUNICIPAL DA EDUCAÇÃO
“Porque, quão certo o sol faz germinar seus grãos e um jardim faz brotar suas sementes, o Senhor Deus fará germinar a justiça e a glória diante de todas as nações.” (IS 61, 11)
Responsável: Taciana Gil Lera Ferreira.
10. TAPETE: ACADEMIA AMATO TEAM
“Fazei justiça, Senhor, pois tenho andado retamente e, confiando em Vós não vacilei.” (SL 25, 1)
Responsáveis: Amarilton de Jesus Amato, Michele Amato, Estábili Amato, Amanda de Oliveira, Sabrina Sauer, Eduarda Vizone, João Sauer, Graziele de Souza, Maria Sauer, Amanda Iaqueli, Bianca Palombarini, Gabriela Chaló, Henrique Vitoretti, Jefferson Oliveira, Carlos Nobre, Guilherme Zullo e Kauã Pereira.
11. PASSADEIRA: PARÓQUIA NOSSA SENHORA CONSOLATA
“Pela hora de Vosso Nome, salvai-me meu Deus; por Vosso poder fazei-me justiça.” (SL 53,3)
Responsáveis: ECC – Enconto de Casais com Cristo.
12. TAPETE: COMUNIDADE PADRE PIO- FILHOS DA MISERICÓRDIA
“Regozijam-se pelo contrário, os que em Vós confiam, permanecem para sempre na alegria. Pois Vós, Senhor, abençoais o justo; Vossa benevolência, como um escudo o cobrirá.” (SL 5, 12-13)
Responsáveis: Paulo, Anadir, Rogério, Alexandre, Paulo Brito, Adilson, Mateus, Renata, Cristiano, João Victor e Júlia.
13. PASSADEIRA: COMUNIDADE NOSSA SENHORA DE FÁTIMA
“O coração do sábio se manifesta pela sua sabedoria, o bom ouvido ouve a sabedoria com ardente avidez. O coração sábio e inteligente abstém-se do pecado. Ele triunfará nas obras da justiça.” (ECL 3, 31-32)
Responsáveis: Sandro Ortolan, Maria José Ortolan, Paulo Vernini, Isabel Bezerra, Sinibaldo Bezerra.
14. TAPETE: COLÉGIO HOLUS
“O justo detesta a mentira, o ímpio só faz coisas vergonhosas e ignominiosas. A justiça protege o que caminha na integridade.” (PROV 13, 5-6)
Responsáveis: Profª Vera Stradiotto Guimarães e Equipe Holus.
15. PASSADEIRA: PASTORAL DA JUVENTUDE
“Liberdade de mãos inimigas, possamos servi-lo em santidade e justiça, em sua presença, todos os dias de nossa vida.” (LC 1, 74-75)
Responsáveis: Danilo Silva e Lucas Lafão.
16. TAPETE: APAE
“Nesses dias e nesse tempo farei brotar para Davi um broto justo, que exercerá o direito e a justiça no país.” (JR 3-15)
Responsável: Danilo Semprini.
17. TAPETE: OCTOCANTOS E AMIGOS DA ARTE
“O pouco que o justo possui vale mais que a opulência dos ímpior. Porque os braços dos ímpios serão quebrados, mas os justos o Senhor sustentará.” (SL 36, 16-17)
Responsáveis: Antonio Carlos Martorelli de Lima e Paulo Turchiari.
18. TAPETE: INTERACT CLUB DE SÃO MANUEL
“Já te foi dito, ó homem, o que convém, o que o Senhor reclama de ti: Que pratiques a justiça, que ames a bondade, e que andes com humildade diante do teu Deus.” (MIQ 6,8)
Responsáveis: Eduardo Vasconcelos e Renato Rios Junior.
19. TAPETE: ANGLO – COLÉGIO LUMA CAROLINA
“Meu justo viverá da fé; porém, se ele desfalecer, meu coração já não se agradará dele. Não somos, absolutamente, de perder o ânimo, para nossa ruína; somos de manter a fé, para nossa salvação.” (HEB 10, 38-39)
Responsáveis: Cléo Mello, Simone Pimentel, Elaine Tomazini e Janessa Marques.
20. ALTAR MONUMENTO
“A salvação está mais perto do que quando abraçamos a fé. Despojemo-nos das obras das trevas e vistam-nos das armas da luz. Ao contrário, revesti-vos do Senhor Jesus Cristo.” (ROM 13, 11b-12b-14a)
Responsáveis: Paróquia São Manuel, Paróquia Consolata e Paróquia Nossa Senhora Aparecida.