São Manuel sedia reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré foi criado em novembro de 1995

da Assessoria

Na manhã da última sexta-feira, 05, foi realizada uma reunião do Comitê da Bacia Hidrográfica Tietê-Jacaré em São Manuel. O encontro aconteceu no Teatro Municipal “Dr. Alberto Pampado” e recebeu dezenas de representantes dos 34 municípios abrangidos pelo Comitê.

A reunião foi conduzida pelo presidente do Comitê, Josrael Henriques Rezende, e contou com a participação de membros da sociedade civil, do Governo do Estado e dos municípios, tais como: prefeito de São Manuel e vice-presidente do Comitê, Ricardo Salaro Neto; prefeito de Nova Europa, Luiz Carlos dos Santos; prefeito de Pederneiras, Vicente Juliano Minguili Canelada; prefeita de Ibitinga, Cristina Maria Kalil Arantes; prefeito de Mineiros do Tietê, José Carlos Vendramini; prefeito de Bariri, Francisco Leoni Neto; prefeito de Macatuba, Marcos Donizeti Olivetto; e prefeito de Borebi, Antônio Carlos Vaca. Também esteve presente o deputado estadual, Fernando Cury.

Inicialmente, foi realizada a discussão e aprovação de projetos que buscam recursos financeiros junto ao Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO). “A ideia é que a gente atenda o maior número possível de municípios, então, é da competência de cada um deles elaborar bons projetos que possam ser contemplados com estes recursos”, ponderou Josrael Rezende.

Em seguida, foi discutido e aprovado o Relatório de Situação 2019 (Ano Base 2018), com dados e orientações para gestão de balanço e disponibilidade, saneamento básico, qualidade das águas superficiais, qualidade das águas subterrâneas e monitoramento dos empreendimentos. “Acho muito importante a reunião ter esse caráter itinerante, afinal, somos trinta e quatro municípios. Isso estimula os agentes políticos e a sociedade civil à participar, por que dessa forma é que vamos conseguir fazer com que a Bacia tenha consideração  e que os recursos hídricos sejam tratados da maneira como precisam pra que a gente tenha a garantia de fornecimento de água no futuro”, concluiu o prefeito e vice-presidente do Comitê, Ricardo Salaro.

Sobre o Comitê

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré foi criado em novembro de 1995 e instalado oficialmente em setembro de 1996. A plenária é composta por 12 representantes da sociedade civil organizada, 12 representantes do Estado e 12 representantes dos municípios. A diretoria é composta por um Presidente, um Vice, uma Secretaria Executiva e uma Secretaria Executiva Adjunta, que atendem as demandas da Bacia Hidrográfica nos 34 municípios de abrangência.