Professor Vane receberá medalha Santos Dumont

A honraria é a mais alta homenagem que um civil pode receber e será entregue ainda em julho

da Assessoria

O médico anestesista e professor da Faculdade de Medicina de Botucatu-Unesp (FMB) Luiz Antonio Vane receberá a Medalha “Mérito Santos Dumont”. A honraria é a mais alta homenagem que um civil pode receber e será entregue neste mês de julho, aniversário de Alberto Santos-Dumont, pai da aviação e patrono da aeronáutica brasileira.

A láurea foi criada em 1956 durante as comemorações do cinquentenário do voo do 14-Bis. Ela é um reconhecimento aos militares que se destacaram no exercício da profissão, aos cidadãos brasileiros e estrangeiros que tenham prestado notáveis serviços ao país e foram julgados merecedores da condecoração. A apreciação do mérito dos militares e civis em condições de serem agraciados é de responsabilidade do Conselho do Mérito Santos-Dumont.

Sobre Luiz Antonio Vane

É professor emérito da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista, câmpus de Botucatu. Doutor em anestesiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, em 1982. Pós-doutorado no Departamento de Anestesiologia da Universidade do Texas, em Galveston, Estados Unidos, no período de 1998 a 2000, que resultou em trabalhos de pesquisa nas áreas de desenvolvimento de técnicas sobre hemorragia aguda normovolêmica, repercussão em órgãos e uso de sangue artificial.

Exerceu os mais importante cargos na Instituição: diretor da Faculdade de Medicina de Botucatu – UNESP, de 1993 a 1997; chefe de gabinete do reitor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” – UNESP, de 2001 a 2004; diretor-presidente e diretor de convênios e projetos da Fundação para o Desenvolvimento da UNESP – FUNDUNESP, de 2005 a 2012. Exerceu a Presidência da Sociedade Brasileira de Anestesiologia.