Botucatu lança campanha “Não ponha a mão no fogo”

Município já registrou 95 autuações de donos de terrenos que utilizaram o fogo para limpeza

da Prefeitura de Botucatu

A Prefeitura de Botucatu, por meio da Secretaria do Verde, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil, em parceria com o Corpo de Bombeiros, o grupo Guerreiros do Fogo e Unipas, lançou a campanha “Não ponha a mão no fogo, Botucatu contra a queimada”. A ação tem como objetivo conscientizar a população para evitar e prevenir incêndios durante o período de estiagem.

De janeiro a junho deste ano, o município já registrou 95 autuações de donos de terrenos que utilizaram o fogo para limpeza. Estes proprietários de terrenos estão sujeitos à multa de R$ 1.300,00 (para um terreno padrão).

“Cada vez que há um incêndio em um terreno, o Corpo de Bombeiros e a Patrulha Ambiental da Guarda Civil Municipal realizam uma investigação para identificar o autor do fogo e/ou proprietário do terreno, para que o mesmo seja penalizado. Também conversamos com os moradores do em torno, para orientar”, explicou o inspetor Carlos, da Patrulha Ambiental da Guarda Municipal.

Além das orientações diretas para população, a GCM também realiza palestras para crianças por meio do programa Patrulha da Paz e bloqueios educativos.

A população pode colaborar no combate às queimadas, denunciando casos de incêndio para a GCM (199) ou ao Corpo de Bombeiros (193).